Filme de João Canijo estreia em 4 festivais internacionais

É já amanhã, 6 de Setembro, que começa mais uma edição do Festival de Cinema de Toronto, o mais importante festival de cinema do continente americano, o grande festival da rentrée e onde se concentram os melhores filmes do ano de 2011. Entre esses filmes estará o filme português SANGUE DO MEU SANGUE de João Canijo, que aí terá a sua primeira projecção pública a nível internacional (no próximo sábado), assim começando uma circulação internacional que ao longo de um mês o levará a 3 continentes e aos primeiros milhares de espectadores.

Uma semana depois, terá início o Festival de Cinema de San Sebastian (16 a 24 de Setembro), um festival de classe A e onde o filme será apresentado em Competição pela Concha de Ouro, na sua estreia europeia (a 21).

No início de Outubro será a vez da Coreia, onde no Festival de Busan, um dos mais importantes do Extremo Oriente, a exibição do filme na secção World Cinema será acompanhada pelos três filmes anteriores do realizador no âmbito de um Programa Portugal onde a obra de João Canijo será o grande acontecimento.

E logo a seguir a Busan o filme estará ainda no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no Brasil, onde em breve terá lugar uma retrospectiva de toda a sua obra.

É nessa mesma altura que o filme estará a estrear nos cinema em Portugal – 5 de Outubro, em 15 cinemas de todo o país -, sendo já considerado como o grande acontecimento da rentrée cinematográfica nacional.

No catálogo do Festival de Toronto, Diana Sanchez, programadora do Festival escreve que o filme é “magnificamente interpretado e realizado”, considerando-o “uma obra-prima que fala profundamente do amor incondicional”. “Apesar das dificuldades com que as personagens lutam para salvar os que amam, o tratamento cinematográfico de Canijo dá uma mensagem de esperança e reparação assim como de sacrifício”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This