Inauguração da exposição Project Paperclip – Nuno Serrão – Centro das Artes Casa das Mudas

Project Paperclip é a primeira exposição fotográfica a nível mundial a utilizar Augmented Reality (realidade aumentada). O conceito tenta transportar o visitante para um estado que lhe permita uma mais profunda interpretação das fotografias. Em Project Paperclip, Nuno Serrão para além de captar o momento exibido na fotografia, foi ainda o responsável pela criação da ambiência sonora que as acompanha, fazendo com que o canal de comunicação com o público deixe de ser apenas o nervo óptico e passe a incluir o canal auditivo.

O conceito de Augmented Reality (realidade aumentada), utiliza um interface digital para permitir a criação de uma ponte entre o nosso universo e um universo digital, criando em tempo real um ambiente misto onde a diferenciação entre as realidades é reduzida. Nesta exposição, isso é conseguido com a utilização de um iPhone, uns auscultadores e uma aplicação colocada à disposição na loja online da Apple.

Para usufruir da exposição na sua plenitude, o visitante que possua um iPhone 3 ou acima, deverá primeiro fazer o download gratuito da aplicação Project Paperclip na AppStore da Apple e, nos locais físicos da exposição, ou na exposição virtual neste site, equipado com auscultadores (quanto melhor a qualidade, mais imersiva será a simulação), liga a aplicação e seguindo os passos indicados, vai activando as ambiências sonoras. O processo é simples, aponte o iPhone para a fotografia e após o scan da mesma, desbloqueará a soundscape criada para a obra em questão.

A experiência é única a cada utilização, pois o algoritmo utiliza variáveis reais para o seu processamento, tais como: a hora do dia, o nível de ruido existente na sala, a sua voz, o movimento e localização do utilizador, entre muitas outras.

Para os que não quiserem/puderem levar os seus headphones, existem alguns disponíveis no Centro das Artes durante o período da exposição.

Para quem não tenha iPhone e queira experimentar o conceito na sua plenitude, haverão vários disponíveis no local.

A inauguração da exposição fotográfica Project Paperclip no Centro das Artes Casa das Mudas, realiza-se no próximo Sábado, 11 de Fevereiro, pelas 17h00.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This