Jack Johnson

O músico-surfista está de volta a Portugal.

Existem bandas que, um pouco inexplicavelmente, atingem em Portugal, independentemente do seu valor, níveis de popularidade difíceis de igualar noutros países, ou mesmo nos seus países de origem. Um desses casos de entusiasmo incondicional é o de Jack Johnson.

Começou por ver o seu nome nas bocas do Mundo graças às suas faculdades no surf, no qual se sagrou campeão mundial mais do que uma vez. E foi o surf que o levou ao cinema; aqui, juntamente com os seus amigos de longa data Chris e Emmet Malloy, produziu o documentário Thicker Than Water, com o surf como tema. Como pano de fundo, ouvia-se pela primeira vez o Jack Johnson compositor e cantor. A este documentário, seguiu-se ainda The September Session, que também mereceu rasgados elogios pela indústria da especialidade.

Era o princípio da carreira musical de Jack Johnson, que viria a despoletar em 1999, quando uma demo sua chegou aos ouvidos do produtor J.P. Plunier, que o mostrou a Ben Harper. Este ficou extremamente agradado com o misto blues-folk que ouvira e colaborou inclusive no seu álbum debutante, “Brushfire Fairytales”, em 2001.

Ben Harper apadrinhara a carreira musical de Jack Johnson e esse empurrão ficou completo quando ambos partiram em digressão, no ano seguinte. E Johnson aproveitou da melhor maneira essa oportunidade. Desde então, surgiram mais dois álbuns de originais, “On And On” e “In Between Dreams”, que consolidaram o estatuto de Jack Johnson a solo.

É este último que traz Jack Johnson de volta a Lisboa, depois de ter esgotado o Coliseu o ano passado, com o seu surf-folk auto-didacta e muito boa onda. O concerto está marcado para dia 13 de Março, desta vez no Pavilhão Atlântico, e terá na primeira parte o norte-americano Matt Costa, um ex-skater praticamente desconhecido dos portugueses, mas que promete deixar boas impressões, num estilo cantautor muito semelhante ao de Jack Johnson.

Esperam-se boas vibrações no Pavilhão Atlântico.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This