Jeff Koons e doente do Júlio de Matos juntos numa exposição provocadora

O projeto português que tem reunido artistas doentes e artistas de elite ganhou dimensão internacional: o consagradíssimo Jeff Koons aceitou fazer uma exposição conjunta com um doente do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (ex-Hospital Júlio de Matos) e fará assim a sua primeira aparição direta em Portugal.

A iniciativa sensibilizou Koons e, depois de ver os desenhos do doente José Ribeiro, colocou à disposição várias obras suas para serem expostas no Pavilhão 31 do histórico hospital de Lisboa, a partir do próximo dia 11 de Setembro, das quais foram escolhidas quatro autorretratos avaliados em mais de 160 mil euros.

Jeef Koons é um dos mais cotados artistas da atualidade e o mais próximo que tinha estado do público português era através das peças que constam da Colecção Berardo e de uma coletiva na Fundação de Serralves no já distante ano de 1994. Representado nos mais reputados museus do Mundo – como o MOMA e a Tate Gallery –, Koons é autor, por exemplo, do famoso cão gigante à porta do Guggenheim Bilbao (Puppy) e do coração (Hanging Heart) que lhe valeu o título de artista mais caro do Mundo, quando foi comprado por 17 milhões de euros, em 2007.

Provocador nato, Jeef Koons divide os críticos e acentuou essa imagem em 1989 quando a convite do Whitney Museum of American Art lançou a série Made in Heaven, na qual apresentava grandes fotografias de atos sexuais explícitos, algumas tendo como protagonista Ilona Staller (Cicciolina) – com quem foi casado e teve um filho.

Depois de Souto Moura, Pedro Cabrita Reis e Miguel Palma, o ex-Hospital Júlio de Matos recebe Jeff Koons no 30.º aniversário de carreira deste artista de topo mundial. Um momento único para o artista José Ribeiro e o maior reconhecimento internacional até ao momento de um projeto liderado por Sandro Resende, que desde há 13 anos dá aulas de artes plásticas aos utentes do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This