Lisbon Village Festival

Cuidado. O cinema anda à solta. Entre 21 e 25 de Junho por toda Lisboa.

De 21 a 25 de Junho, Lisboa acolhe o primeiro festival digital da Europa, o Lisbon Village Festival (LVF).

Este é um festival de cinema, música e artes plásticas dedicado à geração digital.

O nosso paradigma cultural altera-se a olhos vistos. Cada vez mais, as novas tecnologias de informação e de comunicação influenciam o que é e como se chega à cultura. Prova disso, é o facto de, neste preciso momento, estares a ler este artigo, sobre um festival de cinema, no teu computador e poderes sugeri-lo a um amigo do outro lado do mundo, que chegará a ele com a mesma facilidade.

É a evolução da sociedade. Estamos a chegar à tão clamada “sociedade da informação e do conhecimento”. A cultura evolui com a tecnologia e com isso alteram-se também as formas de criação artística e até mesmo a própria criatividade.

O LVF surge como uma resposta a esta mudança, oferecendo uma nova perspectiva na disponibilização e no acesso à cultura. O festival vai ser composto por três grandes áreas de actuação:

O Village International D-Cinema Festival (VIDCF), que ocupará o palco central deste evento.  É o primeiro festival de cinema 100% digital da Europa, e terá como objectivo promover a produção, distribuição e exibição do cinema digital.

O VIDCF terá como palcos principais três dos mais emblemáticos espaços da capital: o Cinema S. Jorge, o Teatro Maria Matos e o Teatro S. Luíz.

A sua programação passa por uma competição internacional de curtas-metragens; uma competição internacional de longas-metragens, na qual se registaram mais de 1000 inscrições de mais de 50 países, tendo sido seleccionados cerca de 30 filmes que vão estar em competição; e ainda duas mostras de cinema: uma das melhores obras que passaram pelo Skip City International D-Cinema Festival no Japão e uma outra de filmes de produção espanhola.

O LVF é ainda composto pelo Village Gallery, um circuito composto por várias galerias de arte e agentes culturais que apresenta exposições de artes plásticas, artes visuais e mostras de trabalhos na área dos New Media. O Village Gallery terá uma programação própria, de 8 de Junho a 31 de Julho.

Por fim, teremos também o Village Lounge que inclui a festa de abertura e encerramento do LVF no Jardim de Inverno do Teatro S. Luiz, assim como after parties animadas por DJ’s, VJ’s e performers.
A festa de lançamento do LVF, onde foi revelado parte do programa do festival, decorreu no passado dia 1 de Junho no Cinema S. Jorge.

Neste evento, marcaram presença várias figuras mediáticas, sendo uma delas o Sr. Presidente Carmona Rodrigues, que fez o discurso de lançamento, onde, não se alongando muito, saudou especialmente o facto do festival contribuir para a revitalização do Cinema S. Jorge, afirmando a total disponibilidade da Câmara para apoiar eventos semelhantes.

De realçar ainda que o LVF trará a Lisboa personalidades consagradas do mundo do cinema, como Mia Farrow, actriz norte-americana e embaixadora da UNICEF, que estará presente na cerimónia de abertura do festival, Tonino Guerra, argumentista italiano, que também marcará presença na sessão de abertura e o actor americano Donald Sutherland, que estará presente na gala de encerramento, a transmitir pela RTP.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This