LISBON WEEK 2013
De Sábado a Sábado, o Lisbon Week vai explorar edifícios com séculos de história, revelar obras de artistas nacionais e montar concertos e palestras em locais inesperados, nas mais diversas áreas: Arte, História, Música, Gastronomia, Meio Ambiente, Arquitetura, Tradição e muito mais.
A segunda edição do Lisbon Week chega de 21 a 28 de Setembro. Uma vez mais, Lisboa transforma-se numa plataforma de descobertas, com uma programação cultural que fará encontros únicos, entre as Artes e o Património da cidade, do Marquês ao Rio. A Caixa Geral de Depósitos (CGD) é o patrocinador oficial do evento, realizado em co-produção com a Câmara Municipal de Lisboa. De Sábado a Sábado, o Lisbon Week vai explorar edifícios com séculos de história, revelar obras de artistas nacionais e montar concertos e palestras em locais inesperados. Da História à Arte, passando pela Gastronomia e pela Música, várias temáticas foram desenhadas para reflectir um novo olhar sobre a cidade.
Do alto do Parque Eduardo VII ao rio Tejo, tendo como epicentro a Rua das Portas de Santo Antão, o público vai ser convidado a redescobrir Lisboa, numa partilha de experiências sem precedentes. Haverá três pontos informativos para as diferentes partidas dos passeios Lisbon Week: o percurso Verde, que percorre o Corredor Verde de Monsanto, tem início no Jardim Amália, em pleno coração do Parque Eduardo VII; a viagem pela Arte, feita no autocarro Lisbon Week/CGD, começa na intersecção entre o Parque Eduardo VII e o Marquês de Pombal; já as visitas guiadas da História, que vão desvendar os segredos da Rua das Portas de Santo Antão e arredores, partem do Lounge Lisbon Week/CGD. Este local será o ponto de encontro oficial do evento, funcionando também como espaço lúdico e de interacção entre organização e visitantes, e estará localizado no Largo de São Domingos, junto ao Rossio.
À semelhança do que aconteceu o ano passado, a maioria dos eventos são de acesso livre. As reservas para as visitas guiadas, concertos e palestras poderão ser feitas a partir de 15 de Julho em http://ticketline.sapo.pt/ ou em www.lisbonweek.com
PROGRAMAÇÃO 2013
ARTE
O papel de curador foi entregue a Delfim Sardo, ensaísta e professor universitário. A grande inovação prende-se com o facto de ser uma exposição itinerante, “I’ll be your mirror”, que vai explorar a arquitetura da cidade através de um percurso que guia o público por um conjunto de edifícios simbólicos. Nestes locais, estarão obras de artistas nacionais como Fernanda Fragateiro, João Onofre ou Rui Chafes.
Locais a Visitar:
Bloco das Águas Livres – Fernanda Fragateiro
Reitoria da Universidade Nova – artista e obra, a determinar
Paço da Rainha – Rui Chafes
Teatro Thalia – João Onofre e Jorge Molder
Casa Particular na Rua das Janelas Verdes – Michael Biberstein
Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Ricardo Jacinto e Helena Almeida
Castelo de São Jorge – Carrilho da Graça
Convento da Encarnação – José Pedro Croft e Didier Fiuza Faustino
Edifício sede da Caixa Geral de Depósitos – exposição fotografia “Reflexos de Lisboa”
Haverá cinco visitas guiadas por dia (09h30, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30), em Português e Inglês, com guias especializados. O ponto de partida para estas visitas, feitas no autocarro Lisbon Week/CGD, é o Parque Eduardo VII junto ao Marquês do Pombal.
Reservas em http://ticketline.sapo.pt/ a partir de 15 de Julho.
HISTÓRIA
A programação volta a estar a cargo do professor José Sarmento de Matos. Este ano, a viagem pela história de Lisboa será feita pelas estórias da Rua das Portas de Santo Antão e seus arredores. Tal como na edição anterior, serão organizadas visitas guiadas que seguirão um roteiro, pensado por Sarmento de Matos, que revelarão segredos nunca antes contados.
Locais:
Igreja de São Domingos
Palácio da Independência
Recolhimento da Encarnação
Pátio onde nasceu Amália Rodrigues
Igreja de São Luís dos Franceses
Associação Comercial de Lisboa
Casa do Alentejo
Sociedade de Geografia de Lisboa
Ateneu Comercial de Lisboa
Igreja Paroquial de São José
Ermida de São José dos Carpinteiros
Palácio dos CTT
Haverá 5 visitas guiadas por dia (09h30, 11h30, 13h30, 15h30, 17h30), em Português e Inglês, com guias especializados. O ponto de partida para estas visitas é o Lounge Lisbon Week/CGD, situado no Largo de S. Domingos junto ao Rossio.
Reservas em http://ticketline.sapo.pt/ a partir de 15 de Julho.
VERDE
Este ano, o Lisbon Week vai dar destaque a um dos mais recentes espaços verdes da cidade, o Corredor Verde de Monsanto. Os cidadãos são convidados a percorrer, a pé ou de bicicleta, um percurso que começa no Jardim Amália, no alto do Parque Eduardo VII, e termina no Parque do Calhau, em Monsanto. Um projecto assinado pelo arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles, o Corredor Verde de Monsanto é um dos melhores exemplos de integração da natureza no meio urbano.
Ao longo do caminho, uma série de atividades irão alertar os visitantes para a importância de viver na cidade de uma forma ecológica, seja através da descoberta da ciclovia que percorre todo o Corredor Verde de Monsanto, ou no contacto com as hortas urbanas e quintas ecológicas existentes ao longo deste percurso. O nosso guia/biólogo está ao dispor de todos os participantes no Lisbon Week para partilhar as dicas que podem transformar Lisboa numa capital ainda mais “verde”.
As visitas guiadas saem do Jardim Amália duas vezes por dia (09h30, 14h30).
Reservas em http://ticketline.sapo.pt/ a partir de 15 de Julho.
MUNDO
Como parte de um programa de intercâmbio cultural, o Lisbon Week vai abrir a porta de algumas embaixadas, casos da Espanha, China ou Marrocos. Será a primeira vez que estes edifícios, verdadeiras relíquias do património arquitectónico português, estão disponíveis para o público em geral. Os visitantes são convidados a descobrir a cultura, a tradição e as histórias destes países, em visitas guiadas exclusivas – mediante reserva. O embaixador Fernando Neves, com uma longa e reconhecida carreira diplomática, foi crucial na definição desta programação. Será ele que nos vai conduzir nesta impressionante volta ao mundo… dentro de casa.
Abriremos as portas de uma embaixada por dia a grupos de 50 pessoas.
Reservas em http://ticketline.sapo.pt/ a partir de 15 de Julho.
GASTRONOMIA
José Bento dos Santos definiu um conceito de “passeio gastronómico” para esta edição do Lisbon Week. A ideia é descobrir, num percurso que começa na Rua de São José e segue até ao Terreiro do Paço, passando pela Rua das Portas de Santo Antão, os melhores e mais tradicionais petiscos de Lisboa.
Das pataniscas aos jaquinzinhos, passando pelos caracóis, o Lisbon Week, com o apoio da Lisboa à Prova, apresentará a sua lista de eleição, que pode depois ser seguida livremente por qualquer um.
Junto ao Cais de Sodré estará montada a “Estação dos Petiscos” Lisbon Week, onde durante uma semana se poderão provar os melhores petiscos de Lisboa – ao longo de uma mesa corrida, tendo como pano de fundo o rio Tejo.
MÚSICA
Inspirado na Lisboa boémia dos anos 20, o cartaz da música terá como ponto de partida o Jazz. No entanto, ao seguirmos o rasto de Amália na visita à Encarnação, local onde nasceu a grande voz do Fado, a canção nacional terá também o seu espaço de destaque.
Neste circuito de música, a programação ficou a cargo de Carlos Martins, Saxofonista, Compositor e Programador, que irá propor, durante toda a semana, momentos especiais que cruzam a magia do Jazz e a nostalgia do Fado com outros sons contemporâneos da cidade, a serem anunciados brevemente. Na agenda estão também previstos concertos com a Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Em breve será apresentada programação detalhada e a partir de 15 de Julho é possível fazer-se reservas em http://ticketline.sapo.pt/
Conferências
Durante uma semana, Lisboa não vai parar. Do Marquês de Pombal ao rio Tejo, esperam-se momentos únicos que (re)unem os melhores oradores da cidade numa série conferências e palestras a anunciar.
Estão previstas oito conferências, com temáticas que vão da Gastronomia ao Marketing, passando pela Poesia, Música e Artes gráficas dos anos 20. Oito encontros que pretendem unir diferentes olhares e pensamentos sobre o passado da Rua das Portas de Santo Antão.
Toda a informação sobre a programação em www.lisbonweek.com
sobre o Lisbon Week
O Lisbon Week é um evento cultural e turístico, criado pela XN Brand Dynamics e realizado em co-produção pela Actu ( Associação Cultural Turística e Urbana ) e a Câmara Municipal de Lisboa.
Em cada edição, o Lisbon Week propõe-se explorar uma área da cidade, dando-lhe novas dinâmicas, abrindo espaços normalmente fechados ao público, e contando as estórias que o tempo ainda não apagou. São sete dias dedicados ao melhor de Lisboa, nas mais diversas áreas: Arte, História, Música, Gastronomia, Meio Ambiente, Arquitetura, Tradição e muito mais.
Lisboa nunca acaba. Das suas sete colinas ergue-se uma cidade cosmopolita, com séculos de história. O propósito do Lisbon Week é reflectir essa riqueza patrimonial num contexto moderno, em que a contemporaneidade e a descoberta se cruzam em todos os momentos da programação. A partir do olhar privilegiado de diferentes personalidades da cultura e das artes, a agenda do Lisbon Week quer oferecer Lisboa a todos os que nela vivem e a todos os que a procuram.
Como evento multidisciplinar, o Lisbon Week é uma porta aberta onde tudo acontece: exposições e concertos em locais inesperados, visitas guiadas a palácios desconhecidos, passeios por jardins e novos espaços verdes, palestras que juntam grupos improváveis. Desfrute da sua entrada livre para Lisboa e prepare-se para ver, e viver, a cidade com outros olhos.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados