London Fashion Week

London Fashion Week

Moda emergente portuguesa à conquista de Londres

A convite da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) — responsável pelo Portugal Fashion — assistimos este fim-de-semana à apresentação das criações de dez jovens designers portugueses em Londres. As iniciativas promovidas no âmbito da London Fashion Week decorrem de 13 a 23 de Fevereiro e consistem na exposição Bloom, que tem lugar no International Fashion Showcase 2014, e nos desfiles no Fashion Scout das colecções para Outono/Inverno 2014/2015 dos estilistas Daniela Barros e João Melo Costa.

London Fashion Week

Resultado do desafio lançado pela Embaixada de Portugal no Reino Unido, o stand Bloom no International Fashion Showcase 2014 – organizado, desde 2012, pelo British Council e pelo British Fashion Council – partiu do conceito de “estufa com plantas que florescem para lá dos limites da sua estrutura”. Este espaço criado em formato de instalação dá a conhecer peças dos designers Carla Pontes, Carlos Couto, Cláudia Garrido, João Melo Costa, Mafalda Fonseca, O Simone e da marca Klar. A decorrer até 23 de Fevereiro no 180 The Strand, a exposição Bloom está inserida numa mostra de designers de moda emergentes de cerca de 30 Países de todo o mundo. Os International Fashion Showcase 2014 Awards, que distinguem anualmente a participação mais inovadora na exposição, atribuíram este ano ao espaço português duas menções honrosas: na categoria de Showcase Award e best curation Award para o curador do espaço Miguel Flor.

London Fashion Week

Reiterando a aposta que tem sido feita na internacionalização da moda nacional, o Portugal Fashion levou também à capital do Reino Unido as novas colecções de João Melo Costa e Daniela Barros, cujos desfiles estão integrados na plataforma Fashion Scout, conhecido por ser território nato de “caça de talentos”.

No passado dia 16 de Fevereiro no Freemasons Hall João Melo e Costa regressou assim a Londres – depois do sucesso da apresentação no ano passado; partindo do conceito de “entre o que somos e o que devemos ser”, procura com as suas criações questionar a identidade e individualidade. Formas volumosas e angulares, cores sólidas e subtis aplicações de texturas caracterizaram as propostas de João Melo e Costa para o Outono/Inverno 2014/2015.

London Fashion Week

Daniela Barros trouxe à “passerelle” Londrina a colecção «Dalka», em que “apresenta uma silhueta forte e austera, onde a geometria e rigidez dos cortes aludem à química e à ligação dos seus elementos”. Inspirando-se nas destemidas guerreiras históricas, a estilista portuguesa usa materiais de cariz tecnológico em contraste com fibras naturais e sedas. Os negros e os brancos são salpicados por formas geométricas, ora neutras ora num azul cobalto electrizante, em coordenados estruturados e silhuetas invocando uma certa androgenia.

Entre os trabalhos mais conceptuais e vanguardistas do espaço expositivo Bloom e as propostas presentes nos desfiles de João Melo Costa e Daniela Barros, a representação nacional na Semana da Moda de Londres caracterizou-se pela criatividade e vitalidade de uma geração emergente determinada a vingar também além-fronteiras.

Texto e fotografia por Marisa Cardoso. Vejam também as Galerias fotográficas dos desfiles e da exposição Bloom.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This