PF_header

Portugal Fashion Fall Winter 2012/2013 | Dia #2

A moda está de volta ao Porto

Com o tema “Cross” e um total de 28 desfiles não só de criadores consagrados como também de novos talentos, o Portugal Fashion está de volta naquela que é a sua 30ª edição.

Pela primeira vez na história do evento a abertura aconteceu em Lisboa, tendo sido apresentadas no MUDE (Museu do Design e da Moda), nomeadamente no espaço Bloom, as colecções de Estelita Mendonça, Andreia Xelim, Daniela Barros e Hugo Costa. Já o espaço principal trouxe ao público as novas propostas de Felipe Oliveira Baptista. A Sociedade de Geografia de Lisboa acolheu o desfile da dupla Alves/Gonçalves.

No segundo dia o espaço de desfiles passou a ser na já mítica Alfândega do Porto, cujas salas se tornaram pequenas para acolher todos os aficionados de moda e curiosos que ali acorreram para ver o que povoa o imaginário criativo dos criadores portugueses para o próximo Outono/Inverno.

MEAM by Ricardo Preto
A abertura do espaço ficou a cargo de Ricardo Preto cuja colecção, baseada num conceito de “cidadão do mundo” que carrega consigo as memórias das rotas que vai deixando para trás, faz o cruzamento de materiais nobres como a seda com fazendas e algodões, recorrendo a uma paleta de cores vasta, que salpica tons suaves com apontamentos mais fortes. Criam-se, assim, as telas perfeitas para representar os postais dessas viagens, com cabelos que parecem ficar imobilizados no vento.

Júlio Torcato
O criador de vestuário masculino teve como mote Alberto Caeiro, o heterónimo Pessoano. O look jovem e claramente urbano transmite, ao mesmo tempo, um homem contemporâneo, actual mas também intemporal. As silhuetas são essencialmente definidas por fatos de corte clássico e sobretudos em lã e mohair, onde as calças em duas linhas (slim e baggy) e as malhas finas também marcam lugar.

Storytailors
A dupla trouxe ao Porto uma colecção que se inspira num conto tradicional do Baixo Alentejo. Entre tecidos esvoaçantes, capacetes dourados e vestidos-casaco estruturados, “Estrela de Oiro” foi mais do que bem acolhida pelo público em geral.
Estas são as criações que darão origem à linha de pronto-a-vestir Storytailors Narkë, à venda já no próximo Outono.

Luís Buchinho Knitwear
Para o Outono/Inverno de 2012/2013, Luís Buchinho criou uma colecção inspirada na calçada portuguesa, que derivou ainda numa colecção exclusivamente de knitwear. Com uma forte componente gráfica e uma conjugação brilhante entre malhas grossas e materiais mais leves, os tons de azulão, preto, cinzento ou azul-marinho, as peças revelam o desenho perfeito da silhueta feminina.

Os próximos dias contarão com nomes como Diogo Miranda, Miguel Vieira, Carlos Gil ou Fátima Lopes.

Fotografia por Pedro Castro. Galeria fotográfica aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This