Lux | 18 de Maio | Black Balloon [Spain concerto ] | Stardust Balls

“A Black Balloon #5 parece ficção, mas vai mesmo ser realidade. Nunca nos meus sonhos mais alucinados imaginei que os Spain voltassem ao activo, muito menos que passassem por Lisboa para tocar na íntegra o clássico primeiro álbum “The Blue Moods Of Spain” (1995), mas é precisamente isso que vai acontecer na noite de 18 de Maio.

A meio da década de 90, morrendo o grunge e a britpop, este foi o disco de estreia que trouxe a elegância perdida de volta às guitarras dos anos 90, ao lado de Mazzy Star, Tindersticks ou Jeff Buckley no seu lado mais “crooner” de canções como “Lilac Wine” ou “Hallelujah”. Josh Haden (como Jeff, também ele filho de um pai músico, Charlie Haden) respeitou o silêncio como até então tinha sido raro entre a sua geração e fez do pouco muito. Tanto que até Johnny Cash o cantaria mais tarde, gravando “Spiritual”, última canção no alinhamento de “The Blue Moods…”.

Ao contrário da pompa de Buckley, do barroco de Stuart Staples ou dos narcóticos de Hope Sandoval, a abordagem discreta de Haden era, no entanto, regra sagrada, sendo o seu som bem mais homogéneo na sua quietude, no modo como mantinha os arranjos despojados. O seu sussurro vindo da sombra e até a sua postura, de óculos, vestindo habitualmente fato e gravata, faziam dele o anti-herói, anti-rock, anti-flanela.

Quer na maneira como deixava os espaços em aberto numa canção, quer na sábia repetição de palavras simples, deixadas em suspenso, a música dos Spain traduziu-se sempre num amor obsessivo, capaz de calar o mundano. E o tempo deu-lhe razão. Recuperemos então o tempo perdido.” (Pedro Ramos)

Após o concerto uma rara oportunidade para ver um DJ set dos Dead Combo, que partilham a cabine com o anfitrião Pedro Ramos.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This