lxdrivestory

LX DRIVE STORY

Um acontecimento teatral site-specific, enquanto deambula pela cidade traz-nos quatro histórias que têm Lisboa como cenário. Saindo do Ocean Lounge em Alcântara, o seu percurso passa por Alcântara, Basílica da Estrela, Parque Eduardo VII, Graça e Cais do Sodré com regresso ao ponto de partida.

 

Abílio (F. Pedro Oliveira), Roberto (Joaquim Paulo Nogueira), Alice (Carla Madeira) e Violeta, a mulher que gostava de ter sido Adília Lopes ( Inês Lucas), conduzem os espectadores enquanto falam e contam as suas histórias, quatro narrativas com um traço comum: o amor. Os espectadores, numa lotação muito reduzida, seis por viagem, vão ser conduzidos através de três estações espalhadas pela cidade onde, em cada uma delas os personagens trocam e se vão revezando na condução.

Um dos motores da narrativa é a forma diferente como as quatro personagens se posicionam em relação ao amor. Temas como a morte, a perda, a necessidade de liberdade, uma identidade emocional e afetiva, perpassam as várias histórias de personagens que têm também uma origem diferente em relação à cidade.

Narrativamente haverá ainda algo muito importante: dentro do carro, através de um telemóvel colocado em suporte próprio na parte dianteira, o actor ou a actriz estarão a ser filmados em selfie, ou seja, a serem ouvidos mas também vistos pelos espectadores que estão nos lugares traseiros.

A criação e concepção do espectáculo é assumida colectivamente entre os quatro actores e o realizador. Tratam-se de pessoas que artisticamente estão muito familiarizadas com dinâmicas e processos de trabalho de criação dramatúrgica a partir da improvisação dramática e que estão muito sintonizadas pelas características próprias deste site-specific, nomeadamente o intimismo, a proximidade da relação com o público, um tom quase confessional da ação dramática.

A partir de uma ideia base, o processo implicou a criação de um guião, de improvisações, de fixação do texto. O próprio realizador, que na fase da criação fez o registo vídeo de modo a que o processo de criação pudesse ser melhorado, também fez parte activa do processo criativo, trazendo para o objecto teatral a influência da perspetiva cinematográfica.

 

LX DRIVE STORY

Dias 15, 16 e 17 Julho às 17h e às 21h a partir de Alcântara-Mar (Docas)

Online na Plataforma BOL

FICHA ARTÌSTICA

Criação Colectiva de Carla Madeira, Inês Lucas, F. Pedro Oliveira, Joaquim Paulo

Nogueira ( ideia e dramaturgia) e Hugo Magro.

Actores: Carla Madeira, Inês Lucas, F. Pedro Oliveira, Joaquim Paulo Nogueira

Realizador: Hugo Magro

Produção: LX DRIVE STORY

PARCERIA COM C. Santos VP para a cedência da viatura.

Apoio à criação do texto da LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES do

FUNDO DE FOMENTO CULTURAL em 2020





There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This