LX DRIVE STORY
Um acontecimento teatral site-specific, enquanto deambula pela cidade traz-nos quatro histórias que têm Lisboa como cenário. Saindo do Ocean Lounge em Alcântara, o seu percurso passa por Alcântara, Basílica da Estrela, Parque Eduardo VII, Graça e Cais do Sodré com regresso ao ponto de partida.
Abílio (F. Pedro Oliveira), Roberto (Joaquim Paulo Nogueira), Alice (Carla Madeira) e Violeta, a mulher que gostava de ter sido Adília Lopes ( Inês Lucas), conduzem os espectadores enquanto falam e contam as suas histórias, quatro narrativas com um traço comum: o amor. Os espectadores, numa lotação muito reduzida, seis por viagem, vão ser conduzidos através de três estações espalhadas pela cidade onde, em cada uma delas os personagens trocam e se vão revezando na condução.
Um dos motores da narrativa é a forma diferente como as quatro personagens se posicionam em relação ao amor. Temas como a morte, a perda, a necessidade de liberdade, uma identidade emocional e afetiva, perpassam as várias histórias de personagens que têm também uma origem diferente em relação à cidade.
Narrativamente haverá ainda algo muito importante: dentro do carro, através de um telemóvel colocado em suporte próprio na parte dianteira, o actor ou a actriz estarão a ser filmados em selfie, ou seja, a serem ouvidos mas também vistos pelos espectadores que estão nos lugares traseiros.
A criação e concepção do espectáculo é assumida colectivamente entre os quatro actores e o realizador. Tratam-se de pessoas que artisticamente estão muito familiarizadas com dinâmicas e processos de trabalho de criação dramatúrgica a partir da improvisação dramática e que estão muito sintonizadas pelas características próprias deste site-specific, nomeadamente o intimismo, a proximidade da relação com o público, um tom quase confessional da ação dramática.
A partir de uma ideia base, o processo implicou a criação de um guião, de improvisações, de fixação do texto. O próprio realizador, que na fase da criação fez o registo vídeo de modo a que o processo de criação pudesse ser melhorado, também fez parte activa do processo criativo, trazendo para o objecto teatral a influência da perspetiva cinematográfica.
LX DRIVE STORY
Dias 15, 16 e 17 Julho às 17h e às 21h a partir de Alcântara-Mar (Docas)
Online na Plataforma BOL
FICHA ARTÌSTICA
Criação Colectiva de Carla Madeira, Inês Lucas, F. Pedro Oliveira, Joaquim Paulo
Nogueira ( ideia e dramaturgia) e Hugo Magro.
Actores: Carla Madeira, Inês Lucas, F. Pedro Oliveira, Joaquim Paulo Nogueira
Realizador: Hugo Magro
Produção: LX DRIVE STORY
PARCERIA COM C. Santos VP para a cedência da viatura.
Apoio à criação do texto da LINHA DE APOIO DE EMERGÊNCIA AO SETOR DAS ARTES do
FUNDO DE FOMENTO CULTURAL em 2020
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados