rdb_wewood_header

We Wood

Born in Italy. Os italiano também pensam eco, mas eco-chic!

Num mundo em que os produtos eco estão a tornar-se numa super trend, a consciencialização virada para o ecológico e verde, os amigos do ambiente estão a ocupar o planeta com ideias verdes, inteligentes, e especialmente chiques e luxuosas. Fabously chic está in. Um novo mercado cresce exponencialmente à volta do ecológico, principalmente a tentar atingir os grandes compradores, eco luxo será a nova palavra do momento, chique e sustentabilidade de mãos dada, além de produtos com um grande valor monetário, aliam a exclusividade e a contemporaneidade.

O uso de matéria-prima orgânica ou reciclada, a mão-de-obra de qualidade, que não envolva trabalho escravo ou infantil, segurança e ciclo de vida do produto são implicações desse conceito do eco. O eco luxury entra no patamar do ecológico mas somente para os bolsos mais abastecidos, produtos com alto valor, sempre acima das tendências.

Apresentam-se como We Wood (Nós Madeira), um trocadilho com as palavras que exemplifica totalmente o que vendem, relógios ecológicos de madeira, uma componente de fazerem e arriscarem nesta vertente eco-luxo. Uma empresa que vende relógios peculiares e se encaixam no eco-chique e eco-luxo, embora este pequeno luxo e produto ecológico seja bastante acessível considerando que o luxuoso pode chegar a um simples candeeiro custar milhões de euros, ou um tapete milhares de dólares ou florins, seja em que moeda for, o preço do luxo pode atingir o exorbitante.

Cada relógio custa cerca de 120 dólares, 86 euros, um preço razoável considerando que são peças incríveis e majestosas, com uma filosofia ecológica por detrás, amiga da nossa pele e da epiderme do mundo.
Este projecto nasceu nas ruas de Florença, uma cidade de arte, beleza e criatividade, mas mudou-se para Los Angeles aonde têm a sede da empresa. Considera-se que o mercado de luxo e marcas consegue ser mais acessível nos EUA, as estrelas de cinema tornam-se grandes apologistas destes produtos e acabam por influenciar o público geral. We Wood consolida uma habilidade na concepção arquitectural e na preservação do ambiente, mas uma boa aposta de marketing.

Todos os relógios são feitos de madeira, vários tipos de madeira de diferentes parte do planeta, ébano, carvalho silvestre, guaiaco (Árvore zigofilácea, madeira verde-escura e resinosa), ou madeira céltica de asa vermelha (uma madeira preta).

A filosofia de design desta equipa italiana é eco-luxo: sem materiais artificiais ou tóxicos, utilização de desperdícios e madeira recuperada sempre que possível, e por cada relógio que é vendido plantam uma arvore. Pretendem dar aos seus clientes uma redescoberta da natureza e da sua beleza, simplicidade e design cheio de génio e inspirativo. Evocando a força poderosa das arvores, enraizado, mas omnipotente respeitando a pele e tudo o que é natural. Respira o mesmo ar que nós e desperta memorias de outros lugares e épocas. Algo que justifica o uso de uma bracelete de madeira, algo nada comum na ourivesaria convencional, e podemos pensar que não são ergonómicos ou confortáveis, mas são, tal como qualquer bracelete de metal, em ouro ou prata.

A utilização de madeira é algo tão fora do comum hoje em dia, acaba por dar um ar retro, pois mesmo à um século atrás estávamos a fabricar relógios utilizando somente a madeira, hoje em dia o plástico e diferentes tipos de metais são mais usuais nos materiais escolhidos para fabricar relógios. Captam o design inteligente de aliar um material de aparência antiga e rústica a um ecrã digital, tecnologia que nos remete a uma indústria e era do metal. Estes relógios podem ter um ecrã analógico aliado a um digital, como somente analógico ou digital, para todos os gostos, mas sempre com a madeira natural polida, como material cru, mas delicado e esculpido na perfeição. O facto é que se parece com os relógios feitos de metal ou prata, até ouro. Como se estivessem a dar um valor totalmente novo à madeira.

“Our Goal: Restoring Mother Nature – One Watch at a Time” – We wood.

WeWood concebeu uma parceria com a American Forest, uma organização sem fins lucrativos, estabelecida em 1875, que é reconhecida como um dos líderes no restabelecimento ambiental devido aos seus esforços em plantar árvores. Focam-se em restaurar as florestas importantes para a vida animal, limpar a água e isolamento de carbono. Aliados a esta empresa, a WeWood financia o seu contributo em plantar uma árvore por cada relógio comprado, além divulgar esta organização e instigar a preservação das florestas com a sua filosofia ecológica e amiga do ambiente.

É incrível ver a expansão no mercado da moda e do design de empresas ecológicas, em todos os campos, desde vestuário, acessórios, a produtos de beleza. O design de amanha é ecológico. A procura dentro deste mercado começa a ser maior, não é por nada que cada vez mais empresas surgem, se no final existe demanda, existe fornecimento. É importante ver que o consumidor está a tornar-se mais consciente e a interessar-se cada vez mais com o estado do nosso planeta.

“The best time to plant a tree is twenty years ago. The second best time is now.”- American Forests.
Pretendemos mais empresas como estas, que introduzem no mercado produtos interessantes e inovadores, mas principalmente conscientes e amigos do ambiente. O design e a moda têm uma voz, transmitem sinais e mensagens, são veículos que difundem amor, paz e ecologia.

We Wood, Wood you?



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This