Mude em Movimento – Festival de Design e Performance 2013

Mude em Movimento

Mude em Movimento – Festival de Design e Performance é uma iniciativa conjunta do MUDE – Museu do Design e da Moda, Colecção Francisco Capelo e da Vo’Arte que decorre entre 26 e 28 de Setembro de 2013 na Rua Augusta e na Praça do Comércio.

Integrado na iniciativa Mude em Movimento, cujo objectivo é sair fora de portas e ocupar temporariamente diferentes espaços públicos de Lisboa, o Festival intercepta moradores, transeuntes e turistas no centro histórico da cidade, com propostas artísticas que cruzam a performance, o design, a moda, a arquitectura e o urbanismo. Com este Festival pretende-se contribuir para a vivência criativa e lúdica da cidade, bem como sensibilizar adultos e crianças para a relação existente entre corpo, equipamento e espaço público, procurando-se re-desenhar a sua relação com a cidade.

A ideia de Sena da Silva de “Retirar as aspas ao design” estende-se aqui à moda e à arte, tornando-as mais acessíveis e disponíveis a todos, independentemente das suas formações, idades, origens sociais e culturais. De uma forma inclusiva, sem (pre)conceitos e com humor, debatem-se as perspectivas de objecto, rua, roupa, corpo, escala, património, tempo e lugar. Agitam-se ideias na Baixa Pombalina, com propostas de interpretação, análise e reflexão sobre a paisagem urbana que apelam à participação de todos.

Com quatro projectos originais de artistas e companhias oriundos de Portugal, Brasil e França, o Festival, com direcção artística de Ana Rita Barata e Pedro Sena Nunes, apresenta performances e instalações cujo processo criativo se alicerçou na interpretação do espaço de acção.

 

PASSATEMPO

Estamos a oferecer em parceria com a Vo’Arte 3 participações no workshop Árvores, com a artista Clarice Lima.
Para participarem basta gostarem da página Mude em Movimento – Festival de Design e Performance e enviarem email (com o assunto: PASSATEMPO ÁRVORES / RUADEBAIXO.COM) para estes dois endereços: inscricoes@voarte.com e passatempos@ruadebaixo.com

Os primeiros 3 e-mails ganham as participações!

 

PROGRAMAÇÃO

26 de Setembro (quinta-feira)
Rua Augusta, MUDE
18h00
Olhar Urbano, da Companhia Artesãos do Corpo
instalação coreográfica para espaços públicos e paisagens urbanas

A dança está lá, mas não se vê, pressente-se. Os corpos dos intérpretes deslocam-se ora lentamente, ora estabelecendo novos diálogos com a arquitectura local.
A estrutura da instalação coreográfica Olhar Urbano consiste na deslocação o mais lenta possível dos intérpretes em espaços diversos, sem impedir a passagem das pessoas/público. Olhar Urbano propõe uma nova poética para o espaço/tempo cosmopolita e configura-se como um ponto de interrogação vivo, diante da desvalorização dos pequenos detalhes e depoimentos, perante a mercantilização do humano.

19h00
Les Hommes Scotchés, de Cie Mi- Octobre/ Serge Ricci
performance

Les Hommes Scotchés é um objecto performativo de uma geometria variável que se encaixa emcada local onde é apresentado: espaço urbano, jardins, ruas, parques e praças… Inventa-se a si próprio numa composição coreográfica estranha e plástica, convidando-nos a um outro olhar sobre o mundo que nos rodeia. Questiona as nossas carapaças e o facto de o corpo por vezes não se libertar. Leva o público a uma fronteira entre a instalação visual e a performance. Tudo se transforma, pulsa e vive na sua própria existência. Um jornal caído no chão, um corpo em mudança, uma fita-cola a descolar-se delicadamente, um eco musical…

26 e 27 de Setembro (quinta e sexta-feira)
9h00 | 13h00
Árvores, da artista Clarice Lima
workshop

Árvores é um exercício do desejo de permanência. Árvores-corpos de cabeça para baixo, invertem o espaço e questionam o tempo. Até quando aguenta o corpo? A Performance interroga as maneiras possíveis para um corpo resistir, continuar, seguir em potência. Permanecer é somente ser. Aberto à participação de artistas locais, com vista à apresentação da performance Árvores, bem como discutir a proposta e práticas de dança em espaços não convencionais, pesquisa desenvolvida por Clarice Lima.

A decorrer na Escola de Dança Pro-Dança em Lisboa.

20€ preço normal / 5€ desconto para estudantes

Contacto para pedido de ficha de inscrição e envio de comprovativo de pagamento:
inscricoes@voarte.com.

Inscrições até 20 setembro

27 de Setembro (sexta-feira)
Rua Augusta, MUDE
18h00 | 19h00
Árvores, da artista Clarice Lima
performance / instalação

Realizada a partir de um workshop com bailarinos locais, Árvores cria paisagens temporárias na cidade e nos corpos das pessoas que a habitam. Árvores-corpos de cabeça para baixo invertem o espaço e questionam o tempo, proporcionando a sensação de que o tempo é a própria acção. Transformam-se em acção pela simples permanência. Até quando aguenta o corpo? A bailarina e coreógrafa brasileira Clarice Lima, formada em Dança Contemporânea pela MTD Amsterdam, integra o 50collective – artistas internacionais que praticam e apresentam Passing Thought pelo mundo.

28 de Setembro (sábado)
Rua Augusta, MUDE | Terreiro do Paço
16h00
Olhar Urbano, da Companhia Artesãos do Corpo
instalação coreográfica para espaços públicos e paisagens urbanas

17h
Sobre Rodas, da CiM – Companhia Integrada Multidisciplinar
performance

Um Mundo inteiro a circular
Tudo sobre rodas, a andar de rodas, a falar de rodas, em roda de.
Uma pequena troupe deslizando, misteriosamente, vinda não se sabe de onde, abre um caminho e apresenta-nos uma deliciosa história percorrida por personagens que promovem múltiplos encontros entre si e o público. Num estado circulatório falam-nos de um momento presente em transformação para um futuro circular. Rodam e dançam com a poesia de quem diz que o limite de alguns é o infinito de outros. Caberá numa roda o mundo inteiro? Sobre Rodas é um espectáculo de rua que integra intérpretes com deficiência, técnicos e performers.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This