Osklen

Do calor do Brasil chega-nos uma marca nascida para o frio, mas que marca agora pontos tanto na praia como na neve.

A partir de um país conhecido maioritariamente pelo seu sol e as belas praias, começa a fazer-se notar em Portugal uma marca que, apesar do seu país de origem, nasceu com um propósito completamente diferente daquele que seria de esperar.

Na verdade, a Osklen nasceu depois do jovem médico Oscar Metsavaht ter criado o seu primeiro modelo de roupa em 1986, aos 25 anos de idade, com a simples intenção de cuidar do seu bem-estar e dos participantes de uma expedição que iria escalar o Monte Aconcágua, na Argentina, o pico mais alto da América do Sul.

Numa altura em que não existia no Brasil vestuário desportivo para estes propósitos, os casacos, feitos com um tecido permeável à transpiração, mas que isolavam o corpo do frio, foram um sucesso inesperado. Tornou-se então obrigatório dar continuidade às peças. O que viria a acontecer dois anos depois, quando Metsavaht foi a França fazer um curso de traumatologia e aproveitou para escalar o Mont Blanc. Durante a expedição entrou em contacto com diversos estilistas e, voltando ao Brasil, decidiu fundar a Osklen.

Estranhamente, a primeira loja foi aberta em Búzios, uma cidade do litoral, em 1989 e, ao contrário do que se podia pensar à partida, foi um sucesso enorme porque era nessa cidade que se situava a classe alta que viajava regularmente para o exterior. Dois anos mais tarde, a segunda loja da Osklen era inaugurada no Rio de Janeiro.

A marca foi ganhando consistência entre as várias classes sociais e, no seu primeiro desfile, em 1992, conseguiu reunir no, Copacabana Palace, público da alta-sociedade e endinheirada, surfistas, artistas, entre outros, dando à marca um conceito de aventura e sofisticação, apresentando uma colecção já nada limitada a vestuário de Inverno.

“Somos uma empresa com uma missão bem definida: a total dedicação aos nossos clientes, a quem queremos encantar com o nosso estilo, design, qualidade e serviços. Sem esquecer a responsabilidade social e a consciência ecológica.”

É principalmente nestes últimos pontos que a marca tem tentado demarcar-se das demais patrocinando e apoiando diversos projectos desportivos, expedições a todos os cantos do mundo e iniciativas na área ambiental e social. Afirmando assim, uma filosofia de vida de equilíbrio e harmonia com o meio ambiente. Destas iniciativas, a parceira com a Organização Não-Governamental Esplar, que apoia 147 famílias desfavorecidas a plantarem algodão orgânico. A produção é toda comprada pela Osklen e usada para confeccionar tecidos que não usam processos químicos ao tingi-los.

A Osklen tem actualmente 29 lojas no Brasil, entre próprias e franquias, e uma em Portugal. Além do vestuário quente com que primeiro se iniciou no mercado, produz agora todo o tipo de roupa e acessórios, numa tendência claramente desportiva e descontraída. A marca centra-se num público que, não sendo necessariamente jovem, tem um comportamento jovem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This