Ressonâncias

Os encontros de música electrónica contemporânea estão de volta com a realização de workshops, concertos e uma master-class.

O projecto Atmosferas para além da vertente online, onde procura estimular o pensamento e contribuir para o desenvolvimento de novos talentos criativos, reflecte-se também “fisicamente” numa espécie de laboratório que promove a livre exposição de ideias e conceitos através de diversas iniciativas, tendo sempre como mote a cultura contemporânea e a sociedade do século XXI. Entre os dias 2 e 6 de Novembro, o Espaço Atmosferas em Lisboa vai levar a cabo um conjunto de iniciativas dedicadas à música electrónica contemporânea, onde apresenta dois concertos, um workshop e uma master-class.

Ressonâncias é o nome adequado a esta iniciativa que pretende juntar no mesmo espaço um conjunto de pessoas que se interessa pelos novos caminhos da electrónica e que pretende alargar os seus horizontes. Para tal, está disponível um Workshop de inscrição prévia com o tema – Virtual Musical Instruments and RoboticMusic, através do qual os participantes irão ter a oportunidade de, através do estudo de exemplos em Max/MSP, aplicar este ambiente de programação a instrumentos musicais virtuais e RoboticMusic em contexto de concerto.

Como em qualquer iniciativa ligada à música, é indispensável a realização de concertos, que neste caso têm um especial interesse visto que uma das duplas que se vai apresentar ao vivo é também responsável por uma Master-Class, onde apresentará o sistema de interpretação por eles criado que combina as novas tecnologias da electrónica com os instrumentos. Associando um intérprete “clássico” a um novo tipo de instrumentista que controla estes utensílios modernos (mesas de mistura, flangers, phasing, delays e outros processadores digitais de tratamento áudio), os Méta-Duo movem-se num universo electroacústico rigoroso e prometem surpreender até os mais incrédulos.

Do Japão, recebemos a visita do viajado e doutorado Suguru Goto, um dos mais estudiosos e premiados músicos contemporâneos da actualidade que faz parte integrante desde 1995 do grupo «Gestural Control» no IRCAM em Paris.

Ressonâncias é uma iniciativa muito interessante, principalmente para aqueles que nutrem uma especial atenção pela música electrónica e para os que fazem do futuro o dia seguinte. De 2 a 6 de Novembro no Espaço Atmosferas, na Rua Da Boavista, número 102 em Lisboa.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This