rdb_rnl_header

RNL – Música

Silêncio, que se vai editar o Fado!

Nasceu a RNL – Música, uma editora que se predispõe a dar voz e microfone aos valores do fado, que florescem pelas ruas deste nosso talentoso Portugal.

Inspirada pelas ótimas reações recolhidas por outras instituições do fado como a Rádio Amália, a Rádio Festival, e eventos como a Caixa Alfama ou a Caixa Ribeira (organizados pela Música no Coração), a RNL – Música irrompe com a missão de, além de catapultar novos valores e de apoiar vozes já reconhecidas pelo público, proporcionar fado de qualidade veiculado em CD’s low cost assentes em produções de baixo custo, e que estarão disponíveis para venda online e também nos escaparates da FNAC, em aliança com a Sony Music na parte da distribuição. Esta ótica low-cost da RNL – Música assenta na ideia de que CD’s a menor preço motivarão as pessoas a comprar mais.

Três rostos representam o surgimento desta nova editora: Luís Montez, Jorge Fernando e José Gonçalez.

Jorge Fernando decidiu desafiar Luís Montez (proprietário das estações de rádio supracitadas, e promotor dos eventos também acima mencionados) por ser “alguém que faz acontecer”, tendo este último imediatamente abraçado a ideia por detrás da RNL – Música. Tal sintonia não espanta, dado que Luís Montez indicou que Jorge Fernando é a pessoa ideal para coordenar um projeto desta estirpe, porque acredita que “o importante são as canções” e Jorge Fernando é alguém que sabe bem como escrever uma canção.

Jorge Fernando é o mentor deste projeto que, nas suas palavras, pretende evitar que bons valores do “país do Fado” se percam por entre os mecanismos das editoras multinacionais, que apostam numa industrialização mais vincada dos seus produtos. É seu objetivo que a RNL – Música caminhe num trajeto ascendente para que possa tornar-se uma editora grande também.
Além de mentor, Jorge Fernando personalizará também os ouvidos da editora, sendo ele quem se responsabilizará pela captação dos fadistas que incorporarão o quadro da RNL – Música futuramente.

José Gonçalez, por seu turno, trabalhará não apenas na divulgação dos talentos acolhidos pela RNL – Música, como será igualmente um dos artistas que enriquecerá o catálogo da editora. O primeiro lançamento da editora é aliás o décimo disco de José Gonçalez, que marca os 25 anos de carreira do fadista. O disco, intitulado “Até Deus Gosta de Fado”, baseia-se num trabalho conceptual sob aura religiosa, gravado numa igreja, num registo praticamente ao vivo, tendo sido gravado praticamente ao primeiro “take”.

Os convidados presentes do restaurante D. Leitão foram presenteados com um showcase de José Gonçalez, que aproveitou para apresentar algumas das músicas presentes no registo de estreia da RNL – Música, tendo contado inclusivamente com a preciosa ajuda de A Moda Mãe e FF num dos temas.

A música portuguesa em geral, e o fado em particular, usufruem desde ontem de mais uma poderosa ferramenta, que trabalhará para que as suas vozes cheguem mais longe e a um público ainda mais vasto. A RNL – Música tenciona editar 4 álbuns por ano, incluindo igualmente uma coletânea reunindo os pontos mais altos do próprio fado durante esse período temporal.

Fotografia de José Eduardo Real



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This