Roger Bernat

O catalão está em residência no Negócio para criar “Rimuski”, o seu novo espectáculo.

Roger Bernat está por terras lusas. Entre 19 de Junho e 5 de Julho, encontra-se em residência no Negócio/ZDB, ao Bairro Alto, para criação de “Rimuski”, o seu novo espectáculo. A apresentação faz-se a 7 e 8 de Julho no mesmo espaço.

Definido pelo próprio como “um guia turístico da tua cidade elaborado pelos taxistas”, este é um projecto em que os taxistas de cada cidade são os actores.

O mote é dado quando alguns destes profissionais chegam a um descampado, saem dos carros e explicam ao público quão bonita a sua cidade é. Cada explicação dada está vinculada a um história pessoal. Ao mesmo tempo, falam por rádio com colegas de trabalho que estão noutros locais da cidade, atendem as tele-operadoras e realizam os percursos que lhes estão destinados.

Rimuski é assim uma cidade única no mundo: tem cafés vienenses, ferrys que cruzam o Tejo, grandes pirâmides e até uma Praça Vermelha. É uma cidade perfeitamente cosmopolita.

Roger Bernat nasceu em Barcelona em 1968 e iniciou a sua formação em arquitectura, virando-se mais tarde para o teatro. Estudou “Dramaturgia e Encenação” no Instituto do Teatro de Barcelona, terminando com o Prémio Extraordinário em 1996, ano em que viaja até Palermo para colaborar com Thierry Salmon.

Em 1997, cria General Eléctrica, um Centro de Criação para as Artes Cénicas e Visuais, juntamente com Tomàs Aragay. Com vários trabalhos já sob a sua alçada, recebeu até hoje, entre outros, os prémios 10.000 Kg (prémio especial da crítica) em 1996/97 ou o Confort Domèstic, em 1997/98.

Após a residência na ZDB, o projecto estreia em Lisboa e segue depois para outras capitais.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This