ROTAS & RITUAIS. A MINHA CASA É TUA

Portugal e África tecem a trama dos seus quotidianos e permitem, por diferentes indícios, empreender a diversidade das histórias, da memória e da cultura. Se por um lado os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa continuam a ser procurados pelos portugueses, por outro, Portugal continua a receber um número crescente de populações migrantes com origem em África, com óbvia relevância para as ex-colónias.

Angola, Cabo Verde, Guiné, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Portugal ocupam aqui o palco e testemunham uma história em comum, feita de encontros e desencontros. Mas, entre semelhanças e diferenças presentes nos seus trajectos pessoais, estabelece-se a possibilidade do encontro entre uma multiplicidade de modos de ser, sejam eles africanos ou portugueses.

Tendo como mote o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, proclamado pela ONU, que reforça a necessidade do compromisso público para erradicar a descriminação a descendentes africanos e promover maior conhecimento e respeito pela sua herança e cultura diversificadas, a IV Edição do Rotas & Rituais convida-o a mais uma viagem, a um olhar por estas geografias que sempre estiveram unidas, não só pela sua história e estórias (actuais, passadas e futuras), mas pela língua e, mais que isso, por um diálogo comum.

Cinema São Jorge, 16 a 20 de Novembro.

Toda a info aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This