Russian Circles // 13 de Maio – Musicbox

Depois de no ano passado nos terem brindado com a sua presença, no Porto e em Lisboa, com os japoneses Boris, os Russian Circles regressam a Portugal, para apresentar o seu mais recente disco «Empros».

Grupo que se tem servido de instrumentais hipnóticos para talhar os limites do Metal e do Rock. Várias publicações de renome têm recorrido a nomes para os descreverem como os Isis, Neurosis, Explosions in the Sky ou Spiritualized. Grupos e sons que têm em comum a busca pela levitação instrumental que nos faz engrandecer os sentidos. Aos Russian Circles cabe terminar a missão de trazer o pós-metal aos lugares de topo. Uma banda única e arrebatadora.

As raízes do projecto remontam a uma banda chamada Dakota/Dakota, onde o guitarrista Mike Sullivan e o baixista Colin DeKuiper se encontraram pela primeira vez. Com a separação desse grupo seguiram caminho juntos e, em 2005, juntaram-se ao baterista Dave Turncrantz (dos Riddle of Steel) na cidade de Chicago. Nascem então os Russian Circles, que fazem pós-rock reduzindo ao essencial o formato tradicional do rock. Sem perder tempo, o trio grava um único EP e esgota rapidamente duas edições limitadas.

Tudo parece, aliás, ter acontecido muito rápido na carreira dos Russian Circles. Na Primavera de 2006, «Enter» marca a estreia no formato de longa-duração e o grupo vai para a estrada com os Minus The Bear e Chin Up Chin Up. Atuam no gigantesco South by Southwest, em Austin, no Texas, fazem umas datas com os Tool no Reino Unido e tudo parecia estar bem… até DeKuiper abandonar, em 2007.

Para o seu lugar, Sullivan e Turncrantz foram buscar um dos baixistas mais geniais e injustamente ignorados no underground norte-americano da década passada. Brian Cook, dos Botch e These Arms Are Snakes, juntou-se ao grupo ainda antes da gravação de «Station», o primeiro álbum para a independente Suicide Squeeze. Gravado pelo reputado Matt Bayles (produtor dos discos mais consensuais dos Mastodon), «Station» chegou aos escaparates em Maio de 2008 e foi muito bem recebido, tanto pelo público como pela imprensa.

«Geneva», editado em Outubro de 2009, mostrou uns Russian Circles ainda mais expansivos e até lhes valeu a posição #24 na tabela Heatseekers da Billboard.

2011 marca o regresso às edições com «Empros», o quarto longa-duração, assumidamente o mais pesado da carreira do grupo.

Musicbox – 13 de Maio

Preço dos bilhetes: 16,00 Euros

Abertura de Portas – 21h30
Início do Espectáculo – 22h00



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This