Samuel Jerónimo

Música electrónica contemporânea erudita, com o selo de qualidade da Thisco.

Oriundo de Nazaré, Samuel Jerónimo desde muito cedo se dedicou à música, particularmente à guitarra, influenciado por guitarristas tão diversos como Al di Meola, Jimmy Page ou Steve Howe. Depois de ter estudado guitarra rock, interessa-se pelo estilo barroco e pelo movimento progressivo, tendo posteriormente formado o projecto “Gcraft” que se caracterizava pela interpretação ao vivo de peças da autoria de Beethoven, Mozart e Vivaldi, entre outros. É durante este período que Samuel é convidado para integrar o grupo alcobacense “Mystery of Grace”, onde permanece 2 anos e compõe uma suite de 36 minutos para grupo de rock.

O espírito de compositor manteve-se ao longo dos anos e, depois de se ter iniciado na electrónica em 1999, começa a compor exercícios rítmicos iniciando assim a contrução da primeira de duas suites para piano entituladas “Redra”, sendo que a primeira foi editada em 2002 na compilação “Thisobidience: These Guys Gone Out!”, a primeira colaboração entre o artista e a editora lisboeta Thisco que teve agora seguimento na edição do primeiro álbum “Redra Ändra Endre De Fase”, onde o músico combina diversas sonoridades que passam maioritariamente pelo piano, mas também por instrumentos de baquete e electrónicas.

Para ouvir este registo é preciso uma predisposição especial e uma mente bastante aberta para captar sonoridades menos orelhudas. Se as condições forem as correctas, é possível desfrutar de uma viagem por ambientes experimentais e minimalistas num trabalho musical elaborado em computador, com base em notação e formulação matemática. Durante três longos temas (que juntos formam o nome do registo), são explorados esquemas e sistemas rítmicos, jogos temporais e efeitos electroacústicos produzidos artificialmente.

O álbum pretende apresentar o conceito de mudança através de três processos distintos. Na primeira faixa, “Redra”, a mudança surge como processo contínuo para depois em “Ändra”, confundir, misturar e apresentar a mudança como processo cíclico que tem como progresso, o regresso. Por fim, em “Endre De Fase”, a mudança surge como processo gradual, através da adição de linhas melódicas semelhantes, que poderão ou não ser perceptíveis, demonstrando a importância das pequenas coisas na alteração do conjunto.

Actualmente, Samuel Jerónimo já se encontra a trabalhar no seu novo projecto denominado “IThem” que num futuro próximo irá ser aqui apresentado.

“Redra Ändra Endre De Fase” é altamente recomendável, para quem não tem medo da mudança.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This