rdb_sassbide_header

Sass & Bide

Da Austrália para o mundo.

Sass & Bide é uma marca australiana de design de moda, internacionalmente aclamada e reconhecida pela seu estilo de topo e pela sua loucura controlada. Foi fundada por Sarah-Jane Clarke e por Heidi Middleton, em 1999, e ficou conhecida pelo design inovador e único de peças denim. Após dois anos, a marca começou a apresentar colecções sazonais de pronto-a-vestir.

O conceito da marca evoluiu do fenómeno underground que surgiu na Austrália e,  rapidamente, se estendeu aos Estados Unidos, Europa,  Ásia e Médio-Oriente.  Actualmente, a marca oferece duas colecções distintas: Sass & Bide e s&b vie.

Sarah-Jane Clarke (Sass) e Heidi Middleton (Bide) conheceram-se em 1992, na escola que ambas frequentavam – a St. Aidan’s Anglican Girls School, e tornaram-se grandes amigas. Mudaram-se para Londres e começaram a vender, no Portobello Market, jeans alteradas por elas. Quando se aperceberam que as suas recriações de jeans estavam a ser um sucesso, regressaram à Austrália e criaram a sua própria marca: Sass & Bide, junção dos nicknames das criadoras.

Em Fevereiro de 2002, Sass & Bide apresentaram pela primeira vez uma colecção a nível internacional – “Thumbelina”, na London’s Fashion Week. Posteriormente, foram as primeiras designers de moda australianas a estarem presentes nas passerelles da New York Fashion Week, onde permaneceram durante oito edições consecutivas.

Em Julho de 2003, a marca começou a ser vendida em várias cadeias de lojas espalhadas por todo o mundo, desde a David Jones na Austrália, até à Bloomingdale’s nos Estados Unidos, passando pelos Harrods, Selfridges e Harvey Nichols no Reino Unido.

A marca apresentou a sua colecção de difusão, na Rosemount Australian Fashion Week – Spring|Summer 2008, sob o nome “S&B VIE by sass & bide”.

Em 2009, voltaram a participar na London Fashion Week – Spring|Summer  2010, onde apresentaram a sua colecção para Primavera|Verão 2010, designada “Futuregrand”. Este desfile foi o primeiro da marca em Londres, após sete anos de ausência de uma das mais conceituadas passerelles da Europa e do Mundo.

No entanto, parece que a elite da semana da moda londrina aprovou o conceito da marca pois, este ano, voltaram a marcar presença neste conceituado evento de moda, com a colecção para a Primavera | Verão 2011 – “Papa sucre”. A colecção mostrou-se ousada e causou sensação. Mangas em tule, saias e curiosas golas em tule que relembram o estilo elizabetano foram os pontos mais fortes da colecção. O trabalho de tingimento das peças e toda a panóplia de acessórios e aplicações em metal presentes na passarela, também mereceram grande destaque. Estes últimos são mesmo considerados uma das assinaturas da marca de Sarah-Jane Clarke e Heidi Middleton.

Actualmente, a Sass & Bide possui dez concept stores, nove delas localizadas na Austrália: três em Sydney, quatro em Melbourne, uma em Adelaide e outra em Brisbane. A décima loja localiza-se em Auckland, Nova Zelândia. A inauguração da primeira loja da marca a nível internacional (em Auckland) aconteceu no passado dia 1 de Dezembro, e revelou-se um autêntico sucesso, o mundo da moda internacional compareceu em peso, principalmente os representantes da eterna capital europeia da moda: Paris.

Num futuro muito próximo, Sass & Bide pretendem abrir uma loja em Londres, para desta forma consolidarem a sua entrada no mercado europeu.

Para as designers, a marca Sass & Bide define-se como uma mistura do forte com o obscuro e  destina-se a mulheres com mente, coração e espírito abertos, que apreciam a beleza da vida e tudo o que as rodeia. Assim, e como as mulheres para quem criam, esperam para o futuro, simplesmente, sucesso, força e coragem (criativa).



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This