Custo – Barcelona

Gostam de ser o centro das atenções em qualquer festa? Damos aqui uma sugestão para o conseguirem.

Uma marca de roupa surgida aqui na vizinha Espanha tem vindo a revelar-se um autêntico sucesso. Trata-se da Custo – Barcelona, dos irmãos Dalmau que, com os seus desenhos divertidos e originais, conseguem invadir os armários mais variados, desde actrizes a executivos ou adolescentes, tornando-se num dos maiores nomes dentro do design de moda única e criativa. Quem usar uma camisola desta marca, certamente não passará despercebido.

O império da Custo – Barcelona foi criado nos anos 1980, com a “custo line”, depois dos irmãos Custo e David Dalmau terem feito uma longa viagem pelo mundo de mota e regressarem impressionados com o estilo de vida Californiano, especialmente as suas T-Shirts coloridas e inovadoras que não existiam em Espanha nessa altura.

Começaram a produzir a sua colecção em cores vivas com ilustrações únicas e imensos detalhes. Depois de se terem dedicado unicamente à produção de camisolas para homens, na década de 1990 decidiram começar a produzir também uma linha feminina. As suas primeiras colecções contavam com 50 modelos, e agora já alcançam 300 modelos diferentes.

Em 1995 aventuraram-se no mercado norte-americano, na esperança de ganhar nova clientela e pode-se dizer que conseguiram alcançar o seu objectivo. Partiram com apenas 17 modelos diferentes na bagagem para mostrar aos seus potenciais clientes. Como Nova Iorque lhes virou as costas, viraram-se para o mercado de Los Angeles, que acolhe a famosa Hollywood e a marca tornou-se um sucesso em terras americanas. Entre a sua carteira de clientes encontravam-se nomes como Henri Bendel e Saks o que impulsionou as vendas nos E.U.A.

Desde 1996, Custo é parte integrante da Fashion Week de Nova Iorque. Recebeu prémios da Dallas Fashion Awards, por ser contemporânea, e o prémio de Estilo mais Visionário pela revista Elle, na sua versão espanhola.

Os irmãos continuam a expandir os seus horizontes, tendo acrescentado recentemente às suas colecções malas e calças e a sua linha de roupa está já disponível em nada mais, nada menos que 30 países, com uma presença mais evidenciada na Europa e na Austrália. Mas, apesar de terem aumentado o seu mercado, não querem esquecer as suas origens e apelidam-se orgulhosamente como “camiseiros”.

São pioneiros na sua área e o seu êxito deve-se a uma mistura de inovação, criatividade e sorte. Ao longo do seu percurso adicionaram inúmeros elementos à inspiração da linha Custo. Alguns desses elementos incluem o anime e manga japonesa, desenhos de ilustradores famosos, a pop art da década de 1970, e muitas culturas e países que foram ganhando o seu espaço nas colecções custo.

Os artigos da Custo Line são distribuídos em mais de três mil lojas em todo o mundo, incluindo uma mega-store no Chile, através da empresa Top tops. No ano de 1999 obtiveram o recorde de vender um milhão e meio de peças de vestuário, facturando uns belos milhões de dólares. Em sete anos, desde que a empresa se transformou de uma loja de roupa para homem para uma marca de moda internacional, conseguiu evoluir duns “míseros” 30 mil euros de lucro, para 50 milhões de euros no final de 2003. Como a maioria dos casos de sucesso na moda, as suas vendas em Espanha representam apenas 15% do total da empresa.

Para aqueles que gostam de chamar a atenção e não passar despercebido entre a multidão, então as roupas da Custo – Barcelona, são as adequadas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This