Sharon Jones

Soul e Funk sem aditivos, ao vivo no Santiago Alquimista, dia 11 de Julho.

Numa época em que as computorizadas versões de R&B, com a ajuda dos media, fazem-se passar por soul ou funk, estreia-se em Portugal uma das vozes mais emblemáticas do espírito de James Brown. Sharon Jones vem apresentar “Naturally”, o seu mais recente trabalho, e promete proporcionar uma noite recheada de boa música, história e simbolismo.

Quem lê as últimas frases do último parágrafo pode pensar que estamos perante alguém que nos vai trazer aquelas músicas oldies e fora de moda. Esqueçam. Sharon Jones é uma das artistas que melhor representa o tradicional e vintage soul/funk norte-americano, mas que não abdica de uma produção e mistura cuidada, bem como de uma excelente banda, os “The Dap Kings”, que a acompanham em concerto.

Nascida na homeland de James Brown, Augusta – Georgia – Sharon, como muitos outros soul singers, começou a cantar na igreja ainda muito nova. O seu talento, carisma e determinação fizeram dela cantora principal do coro e captaram a atenção de muitos. De um momento para o outro, Sharon deu por si a cantar no mesmo palco com os Four Tops, Peaches and Herb, The Drifters e Maceo Parker, grandes nomes da história da soul.

Com muito material gravado durante essa fase, em diversos géneros e formatos, Sharon só encontrou a sua verdadeira forma de estar na música no final dos anos 90, quando conheceu a Desco Records, os puristas da Soul e Funk de Nova Iorque. As suas gravações na editora rapidamente se tornaram hinos do underground funk um pouco por todo o mundo e a sua primeira tournée internacional, em 1999, acompanhada pelos Soul Providers, foi um estrondoso sucesso.

Considerada na capital inglesa como “The Queen of Funk”, Sharon Jones acabou de editar um novo disco, desta vez acompanhada pelos The Dap-Kings, estando agora em tournée um pouco por todo o mundo. Em “Naturally” recuamos até à década de 70 e a tudo aquilo que faz música de qualidade, dando a conhecer as verdadeiras raízes da soul americana, sem artifícios, leal ao seu estado original.

Praticamente desconhecida para o grande público nos Estados Unidos, é na Europa que Sharon é mais bem recebida. O Santiago Alquimista vai ser palco no próximo dia 11 de Julho à estreia em Portugal de uma das vozes old-school da música norte-americana. Esqueçam a electrónica e os computadores, aqui só vamos ouvir instrumentos “reais”, tocados por alguns dos melhores músicos da soul americana.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This