Só Deus Perdoa

“Só Deus Perdoa”

Pós-Drive

“Só Deus Perdoa” é o mais recente filme do realizador dinamarquês Nicolas Winding Refn. Este é o seu segundo filme que conta com Ryan Gosling no papel principal, depois de “Drive”(2011).

O filme conta a história de Julian (Gosling), um jovem americano que vive exilado em Banguecoque e que gere um clube de boxe, que serve apenas para encobrir o negócio de drogas da sua família. Julian viu-se forçado a fugir do seu país por ter morto um homem, dez anos antes. É calmo e controlado – apenas tem 22 falas no filme; já o seu irmão mais velho Billy é impulsivo e violento. Billy viola e mata uma prostituta menor de idade e é, pouco depois, assassinado pelo pai da rapariga – é a partir daqui que “Só Deus Perdoa” nos conta a procura por vingança pela parte de Julian e da sua mãe Crystal (Kristin Scott Thomas). Vithaya Pansringar interpreta o papel de Chang, um implacável agente da polícia tailandesa conhecido por “Anjo da Morte” e que segue Julian e Crystal. Chang é apresentado como uma espécie de Deus, com uma misticidade que faz dele uma personagem justa e redentora.

Quem já viu Drive sabe que Winding Refn tem um estilo de cinema lento, com poucos diálogos e muita violência. Contudo, “Só Deus Perdoa” vai mais longe nestas características. Refn confirmou que o realizador Gaspar Noé foi uma inspiração, e não é difícil ver pedaços de “Irreversível” neste filme. Há também um ambiente surreal e onírico, muito semelhante ao de David Lynch.

Apesar de terem o mesmo realizador e o mesmo ator principal, “Drive” e “Só Deus Perdoa” são bastante diferentes – o primeiro foi um enorme sucesso tanto para os críticos como para as audiências, já “Só Deus Perdoa” foi mal recebido. É um filme diferente e com menos intenção comercial que “Drive”, com uma narrativa mais lenta, mais confusa e mais violenta – tem bastante sangue e cenas de tortura pouco aconselháveis aos mais sensíveis. Apesar de ser mais ousado, “Só Deus Perdoa” é também mais fraco que o  filme que o precede.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This