ŠUND Festival

ŠUND Festival

120 obras de arte. 75 artistas. De 1 e 12 de Maio na Fábrica Braço de Prata

ŠUND Festival surgiu na cidade de Belgrado, em 2010, como um concurso internacional, direccionado a todos os estudantes e jovens artistas. A ideia surgiu através de um grupo de estudantes da Academia de Belas Artes, que sentiu a necessidade de construir um evento que servisse como ponto de encontro entre estudantes europeus, movendo-os no sentido da abertura e partilha da criatividade, experiência e conhecimento. O objectivo essencial era divulgar a arte que tinha sido desenvolvida, em toda a Europa, dando a conhecer aos estudantes, e a todas a pessoas que nutram interesse por esta área, novos rostos que se encontram por detrás de promissores talentos.

Após três edições, realizadas na capital da Sérvia, o ano de 2013 surge como uma nova etapa deste projeto. O ŠUND Festival vai inaugurar, a partir do dia 1 de Maio, a sua 4ª edição na cidade de Lisboa, tendo lugar na Fábrica Braço de Prata. Esta mudança contribuirá para o crescimento deste festival e para a posterior exploração de novas possibilidades e desafios.

A questão central que nos será colocada é “o que tem a arte a oferecer à sociedade?”. Tendo em conta o panorama económico e político do continente europeu, o ŠUND pretende remar contra a maré, instigar a novas formas de pensar e ver o mundo, incentivando à troca de ideias entre os artistas e o público.

O Festival será constituído por duas exposições diferentes, sendo que a primeira se inaugura no dia da abertura do evento, dia 1 de Maio, e a segunda será apresentada ao público no dia 6. Para além disto, o Festival terá uma vertente educacional a decorrer, contando com Workshops de Lomografia, Escrita Criativa, Expressão Dramática, Stencil, e ainda de Film Photography.

O ŠUND Festival decorre entre os dias 1 e 12 de Maio. Serão exibidas 120 obras de arte, de um total de 75 artistas, nas salas da Fábrica Braço de Prata. É de notar que este evento ganhou um prémio, na área de criatividade, no Belgrade City Award deste ano.

Este é um projecto sem fins lucrativos, contando apenas com o apoio de algumas organizações. Contribuam para o desenvolvimento desta iniciativa aqui.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This