“Taxi Driver”

“Taxi Driver”

 O drama noir urbano regressa aos cinemas

“You talkin´to me? I´m the only one here”, a famosa frase de Travis Bickle, interpretado por Robert De Niro, em “Taxi Driver”, na famosa e icónica cena em que fala consigo próprio ao espelho. Uma frase imitada e venerada por vários admiradores ao longo dos tempos.

Considerado um dos filmes-chaves do movimento New Hollywood, dos anos 70, “Taxi Driver” é um drama urbano noir, cuja linguagem cinematográfica influenciou a cultura pop. A Columbia Tristar Warner anunciou o relançamento do clássico de Martin Scorsese, restaurado digitalmente, em parte devido ao sucesso recentemente dos relançamentos de “Vertigo -A Mulher que Viveu Duas Vezes” e “Psycho” de Alfred Hitchcock. “Taxi Driver” volta, assim, ao grande ecrã e é uma excelente oportunidade para rever um dos inesquecíveis clássicos do Cinema.

“Taxi Driver” conta a história de Travis Bickle, um veterano da Guerra do Vietnam emocionalmente instável que arranja um trabalho como taxista e entra numa espiral de violência e morte quando tenta afastar uma adolescente da rede de prostituição. O filme colocou Martin Scorsese no patamar do bom Cinema, ao criar um filme com várias influências do género noir, adaptando o brilhante e complexo guião de Paul Schrader.

O sucesso do filme foi também impulsionado pelo intenso e brilhante desempenho de Robert De Niro como o anti-herói urbano. Travis Bickle é um dos papéis de referência do galardoado actor que formaria uma dupla de peso com Scorsese em outras obras fabulosas como “Touro Enraivecido” (que permitiu a De Niro ganhar o Óscar de Melhor Actor), “Tudo Bons Rapazes” e “Casino”. Foi o filme de estreia de Jodie Foster, que aqui oferece um desempenho fabuloso como jovem prostituta, que Bickle tenta salvar.

“Taxi Driver” também reflecte sobre as consequências psicológicas pós-Vietnam; Bickle é um homem envolvido no seu inferno pessoal e dificilmente consegue integrar-se na sociedade. O filme estreou em 1976, um sucesso entre a crítica e o público, nomeado para quatro Óscares, sendo derrotado por outro clássico contemporâneo, “Rocky”, com Sylvester Stallone. Foi um dos grandes vencedores no Festival de Cannes nesse ano.

O filme regressará aos cinemas a 4 de Abril e será exibido em Lisboa (El Corte Inglés) e no Porto (UCI Arrábida). O clássico urbano de Martin Scorsese promete ser bem sucedido na nova moda de clássicos relançados no Cinema que vem acompanhado por outro grande regresso, “Lawrence da Arábia” de David Lean.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This