rdb-tn21-header

Teatro Nacional 21: uma associação cultural que (também) promete festa

Cláudia Lucas Chéu, Albano Jerónimo, Francisco Leone, Solange Freitas e Sara Chéu dão corpo e alma ao colectivo Teatro Nacional 21 (TN21). Em Março sobem ao "palco" do Teatro Rápido (TR), com a disco performance "Europa, Ich liebe dich"

“Uma festa, serão 15 minutos de festa, com música original de Vítor Rua”, diz-nos Albano, com um grande sorriso no rosto. O trabalho “Europa, Ich liebe dich” estreia no dia 1 de Março, na sala 4 do TR, o que significa que a festa se vai repetir, de quinta a segunda, cinco vezes por dia. “Este projecto foi pensado especificamente para o formato do TR; atraiu-nos a possibilidade de expor o clímax de cada texto em apenas 15 minutos. A dramaturgia é da Cláudia”, partilhou connosco o actor.

Cláudia Lucas Chéu já é “repetente” no TR, uma vez foi responsável pela dramaturgia de “Bank Bank You’re Dead”, que esteve em cena no mês de Dezembro de 2012. Para Albano, “Europa…” irá marcar a sua estreia no formato TR. Mas quem é Europa e quem é que a ama? Europa é uma figura mitológica, uma princesa fenícia que foi raptada por um boi, forma que Zeus assumiu para a conquistar.

“Glória ou como Penelope morreu de tédio” pode considerar-se o “primeiro teste” do TN21. A peça esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, em Junho de 2011. “Foi a primeira vez que eu e o Albano trabalhámos juntos e percebemos que resultava muito bem”, afirmou Cláudia. Para além da partilha da vida pessoal, Albano e Cláudia perceberam que existia uma espécie de “química artística”. O teste foi superado com êxito, deixando a porta aberta para trabalhos futuros. E eis que o TN21 ganha forma.

O objectivo do TN21 consiste na criação de um centro de dramaturgia portuguesa, um espaço de criação, para que as palavras possam fornecer matéria-prima aos actores que àquelas queiram dar corpo. Pretende ser uma associação abrangente, onde seja possível conciliar diferentes artes: o teatro, a dança, as artes plásticas, a música. Enquanto a Associação Cultural TN21 não se concretiza num espaço físico, o projecto irá estrear, em Março, “Europa, Ich liebe dich” no TR (inserido no tema “Em nome do Pai”) e em Junho instala-se na sala-estúdio do Teatro Nacional D. Maria II, com “Violência fetiche do homem bom”.

TN21 é um projecto que navega contra a corrente e promete ser um contributo rico e novo no panorama cultural português. Wunderbar!

Fotografia de Mário Pires



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This