uma_noite_na_lua_1

UMA NOITE NA LUA, de António Terra com Pedro Hossi

Durante o mês de Agosto o estúdio Time Out abre as portas para passar Uma Noite Na Lua.
Assim se chama a peça de João Falcão, agora interpretada por Pedro Hossi e com encenação de
António Terra.

Este espetáculo oferece, logo de início, uma disposição cénica fora do habitual. O palco é uma passerelle e o público fica sentado dos lados. Em cena está um autor a divagar sobre a sua nova criação. Aliás, sobre o que poderá ser a sua nova criação. Sabemos que é uma peça de teatro, mas qual o assunto – é a grande questão. Memórias do passado e o término de uma relação são aqui o inimigo da criação e, simultaneamente, o seu próprio estímulo. Berenice é o nome várias vezes repetido por este autor, que se encontra sozinho em cena e assoberbado por uma avalanche de pensamentos. Mas ele não se encontra completamente sozinho. O texto que ouvimos é inteiramente dito pelo ator, no entanto há aqui uma interessante contracena com a iluminação e com os vários objetos dispostos.

Afastado dos palcos para se dedicar a projetos no cinema e na televisão, Hossi sente-se desafiado com o regresso ao teatro com este solilóquio. O ator que dá vida a Xanana Gusmão no filme Sérgio da Netflix, diz sentir-se feliz com esta experiência e com o modo como o público tem aderido a este espetáculo e isso, é visível na energia que leva para cena. Imagine-se ter de memorizar cerca de trinta páginas de um texto, que mais não é, como o próprio nos revelou em entrevista, um “Inception de peças teatrais”. É de facto um caso “de se tirar o chapéu” ao foco  deste ator perante um texto que exige uma densa performance.

O texto, ainda que da autoria do brasileiro João Falcão, foi adaptado pelo ator e pelo encenador e ainda revisto pelo jornalista José Eduardo Agualusa, no sentido de não perder a essência brasileira e original do texto, mas também, de o tornar um pouco português e angolano devido às origens e vivências destes artistas. Em termos de encenação e no que concerne à cena final, parece haver uma hipótese de fim para aquele enredo, ilustrado por um hipnótico círculo luminoso projetado nas cortinas que separam os bastidores do palco. Mas o autor – personagem em cena – continua connosco e acaba por nos mostrar um outro final. Será esta uma tentativa de transportar um certo suspense para o teatro?

Sendo que Agosto costuma ser um mês de menor oferta cultural, fica aqui a dica para assistir a Uma Noite Na Lua como um programa de fim de tarde para disfrutar durante a semana. Em cena até dia 31 de Agosto, de terça a sexta às 21h, no estúdio Time Out Lisboa.

FICHA TÉCNICA

Texto: João Falcão
Adaptação de texto: António Terra e Pedro Hossi
Revisão: José Eduardo Agualusa
Encenação: António Terra
Interpretação: Pedro Hossi
Produção: H2N/ Estúdio Time Out
Cenografia: António Terra
Desenho de luz: Paulo Sabino
Figurino: João Telmo
Design Gráfico: H2N- Joana Figueirôa
Fotografia: Pau Storch
Maquilhagem: Margarida Sequeira
Duração: 70 minutos
Temporada: 3 a 31 de Agosto, 20h, Terça a sexta–feira, M/14
Local: Estúdio Time Out



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This