Valete ao Vivo Campo Pequeno | 30 de Novembro de 2012

Valete é um rapper português, filho de pais São Tomenses que começou a sua jornada no Hip Hop nacional no fim dos anos 90, através de participações em mixtapes lançadas por DJ’s destacados no género musical como Bomberjack ou Cruzfader (actual DJ de Orelha Negra).

Lançou o seu primeiro álbum “Educação Visual” em 2002 no registo de edição de autor , e vendeu 5000 cópias. Uma verdadeira proeza para uma edição daquele tipo e pelo facto de não ter músicas a tocar nas rádios.

Em 2006, Valete lança o segundo álbum “Serviço Público”, outra vez em edição independente e consegue vender 12 000 cópias entre Portugal e Angola. O disco tornou-se não só numa referência do rap português e lusófono, como também da nova música de intervenção. Músicas como “ Revelação”, “Anti-Herói”e “ Roleta Russa” foram músicas que marcaram aquele tempo e toda uma geração que seguia a música urbana.

Em 2010, Valete é convidado para fazer parte do projecto Diversidad. Um projecto europeu, que reunia alguns dos mais consagrados MC’s do velho continente. Nomes como Curse ( Alemanha), Melodee ( Holanda), Orelsan ( França), Nach ( Espanha) , também faziam parte deste projecto. Em 2011 foi lançado o álbum de Diversidad e Valete foi consensualmente destacado como um dos MC’s que teve das melhores performances no projecto, levando assim o rap português ao mais alto nível.

Depois de uma ausência mais ou menos prolongada dos palcos nacionais, Valete regressou aos espectáculos em Maio de 2011 como cabeça de cartaz da Semana Académica do Algarve e foi recebido com uma enchente de 20 000 pessoas, sucedendo o mesmo em Angola quando actuou no Festival Blue, onde dividiu o palco com nomes como o americano Shaggy ou Buraka Som Sistema, onde Valete foi o ponto alto da noite. Recebeu então o convite para tocar no palco principal do Sudoeste TMN pelas 20h, conseguindo juntar cerca de 40.000 pessoas à sua volta, um feito único neste festival, no que toca a concertos àquela hora no recinto.

Actualmente, Valete está a trabalhar no seu 3º álbum de originais com edição prevista para o próximo ano. O disco conta com a participação de nomes como Gabriel o Pensador, Orlando Santos, Sara Tavares, Nach ou Sam The Kid e irá sair depois de Valete fazer a apresentação de todo o seu reportório em Lisboa, no Campo Pequeno, dia 30 de Novembro.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This