Bons Sons 2012

Bons Sons 2012

É ano de Bons Sons!

O Festival bienal Bons Sons, que teve a sua primeira edição em 2006, arranca este ano dia 16 e dura até 19 de Agosto. Cem Soldos, concelho de Tomar, dedica quatro dias à música Portuguesa em troca de 35€. É um misto entre a descoberta de projectos emergentes e o reencontro com músicos consagrados.

A associação cultural SCOCS, que organiza o Bons Sons, pretende acima de tudo ser uma plataforma de divulgação da música portuguesa, de diversas origens e variadas linguagens musicais, desde fado, jazz, folk, tango, reggae, clássica, tradicional portuguesa, fanfarra, experimental, entre outros.

O Festival acontece por toda a aldeia de Cem Soldos, ficando esta contaminada pelo ambiente de festa e alegria. O Festival é feito pela aldeia; o objectivo é ter a aldeia o mais envolvida possível, fazer algo que é de todos e dar a possibilidade para que cada um ponha os seus dons a serviço de todos. É uma aldeia que acolhe todos os que vêm de fora. A maioria das pessoas que colaboram com e no festival são pessoas de Cem Soldos, sendo que depois, para haver um maior envolvimento dos que vêm de fora, há a possibilidade de voluntariado, que se iniciou no último ano de festival. Os moradores alegram-se ao ver a aldeia cheia e participam e comunicam com todos os que por ali passam. O que demonstra que Bons Sons tem também uma forte componente social e ambiental.

Bons Sons tem também uma proposta ecológica, dá a possibilidade de “usar copos reutilizáveis em vez dos descartáveis, e estando em estudo os circuitos de recolha de lixo selectiva.”

Outra vantagem deste festival é que tem uma parceria com a CP. “Para promover a utilização de transportes públicos, o BONS SONS e a CP criaram um desconto associado à compra do bilhete e da viagem de comboio (10% Bilhete BS’12 + 20% Bilhete CP). Disponibilizamos ainda serviços de transfer entre Tomar, Paialvo (Estações CP) e Cem Soldos.”

A organização garante que a área de campismo será significativamente aumentada, terá mais pontos de restauração e tudo o que é necessário para possibilitar a vivência dos quatro dias na aldeia.

O Cartaz promete: Maria João & Mário Laginha, Aldina Duarte, António Zambujo, Vitorino, Linda Martini, The Legendary Tiger Man, Nuno Prata, Lousy Guru, A Naifa e Yechidah. E há projectos no Bons Sons que não se podem deixar perder: Abaixonado, Celina Piedade, Canto Hondo e Não Me Importava Morrer Se Houvesse Guitarras No Céu.

Este ano, o festival Bons Sons promete 42 espectáculos distribuídos por sete palcos, “que permitirão uma melhor vivência do festival pela malha urbana da aldeia e a dispersão do público por diferentes pontos” – garante a organização do festival. Além dos concertos, é ainda possível visitar o centro de exposições e a feira de marroquinarias.

É um festival que tem vindo a crescer. Com toda a certeza crescerá mais ainda este ano, e quem gosta de música Portuguesa não deve perder estes quatro dias de festa!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This