Versão restaurada do clássico de Fassbinder

A versão restaurada do clássico de ficção científica assinado por Rainer Werner Fassbinder, “World on a Wire (“O Mundo no Arame”), vai ter a sua antestreia nacional no Lisbon & Estoril Film Festival. A apresentação está marcada para as 20h30, no Centro de Congressos do Estoril, e contará com a presença de Juliane Lorenz, colaboradora de Fassbinder durante anos e que agora preside à Fundação Fassbinder, entidade responsável pelo restauro desta e de muitas obras da filmografia do realizador alemão.

Concebida como série de televisão, esta história de ficção científica realizada em 1973 desenrola-se num futuro marcado por sedutores e visualmente impressionantes ambientes noir. Eclipsado durante vários anos, o exaustivo e elaborado restauro de “World on a Wire” possibilitou um regresso glorioso a esta obra marcante da filmografia de Rainer Werner Fassbinder.

Com um enredo que se debruça sobre a existência de realidades virtuais e marcado por uma visão distópica do futuro, que antecipou muitas das posteriores tendências e narrativas do cinema do género, “World on a Wire” é, como apropriadamente se referiu o crítico Dennis Lim (The New York Times), “um filme à frente do seu tempo”.

Poeta, actor, argumentista e realizador de obras marcantes como “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, “O Casamento de Maria Braun” ou a adaptação televisiva de “Berlin Alexanderplatz”, Rainer Werner Fassbinder é o mais reconhecido dos representantes do movimento do Novo Cinema alemão.

Rainer Werner Fassbinder é citado por cineastas tão fundamentais da actualidade como Todd Haynes, Spike Lee, Pedro Almodóvar, Wong Kar Wai ou François Ozon como uma das suas principais influências.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This