WELCOME: A EXPERIMENTADESIGN TRAZ BRAGA E PORTO AO PALÁCIO QUINTELA

No âmbito da programação do Palácio Quintela, inaugura na próxima quinta-feira, 21 de Julho, pelas 19 horas, “Welcome”, um olhar da experimentadesign sobre a dinâmica cultural nacional e internacional, que traz a Lisboa projectos em diferentes áreas já apresentados noutros contextos geográficos.

Após três grandes exposições com a curadoria da experimentadesign, “Welcome” é o novo ciclo programático que vem potenciar a relevância dos diversos agentes culturais nacionais e o seu papel no estimulo à criatividade e produção na área do design.

A primeira edição de “Welcome” é composta por uma sequência de exposições de curta duração, introduzindo um novo ritmo à programação do Palácio Quintela, apresentando três projectos de forte carácter autoral, entre 21 de Julho e 4 de Setembro de 2011.

“Welcome” de 21 de Julho a 14 de Agosto exibe duas exposições de design de produto estreadas na galeria Show Me – design & art  gallery de Braga no início do ano: “Meros Objectos?” de Gonçalo Campos e “Mobiletos”, do atelier Pedrita, comissariadas pela Galeria Show Me, que acompanha, produz e promove projectos na área do design, tendo convidado os autores não só a expor, como também a produzir peças exclusivas para a galeria.

Em “Meros Objectos?”, Gonçalo Campos, um jovem promissor talento, desenvolve uma série de peças que explora a possibilidade do design através da função e do material. O hall piso 0 do Palácio Quintela apresenta os 10 projectos originais que segundo o próprio “são fruto da imaginação e do mundo incompreensível da inspiração, a qual pontualmente faz parte das nossas vidas.”

No piso 1, os objectos da série “Mobiletos”, do já renomado estúdio Pedrita, encontram-se no limiar entre acessório e mobiliário, resultado da observação dos hábitos e práticas regulares da vivência em casa. Esta exposição é composta por modelos de caixas que exploram tipologias para vazios e sugerem relações móveis com o espaço que habitamos e os objectos que o povoam.

De 19 de Agosto a 4 de Setembro, Welcome trará a Lisboa uma exposição colectiva de design de comunicação, organizada pela Associação Dados Favoritos do Porto.

A experimentadesign continua assim a marcar a agenda cultural do Chiado, trazendo agora um ciclo programático que destaca um olhar descentralizado sobre a produção nacional.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This