Werther Effect de João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira

WERTHER EFFECT consiste num projecto desenvolvido em duas partes: um filme e um conjunto de objectos utilizados para a sua realização.

O projecto tem como ponto de partida o livro de Goethe “Os Sofrimentos do Jovem Werther” e não só se desenvolve em torno do seu enredo, mas também de um conjunto de pressupostos enunciados por Goethe, como a sua teoria da cor e a relação do autor com a cidade de Weimar, também conhecida por ter sido aí fundada a escola Bauhaus.

Acima de tudo, é a ideia de “Werther Effect” associada ao suicídio, o tema fundamental do projecto. “Werther Effect” foi o nome dado ao fenómeno de imitação de suicídios de pessoas famosas (copycat suicide) e refere-se ao facto de após da publicação do livro, ter existido uma vaga de suicídios encenados a partir da morte do protagonista.

O filme descreve o processo de um grupo de actores, artistas, artesão ou membros de uma seita, comunidade utópica, banda, etc… que são levados a cometer um suicídio colectivo. Partindo duma estrutura tripartida, numa referência óbvia ao ballet triádico de Oskar Schlemmer, assistimos a diversas situações que remetem para dimensões temporais distintas, sempre numa lógica de representação de uma época que não se pretende verídica ou fidedigna. Deste modo o tempo actual é representado como uma época new age que tem tanto de futuro como de visão retro psicadélica, tal como o futuro era projectado no apogeu dos filmes sci-fi. Nesta “actualidade”, o grupo de actores decide levar à cena uma peça fictícia que teria sido escrita algures nos anos vinte do século passado chamada “Efeito Werther” que descrevia as acções de um grupo de artesãos modernos, membros de uma comunidade futurista adepta do amor livre, que perante a ascensão da ideologia nazi na Alemanha, decide que o suicídio colectivo é a última forma de resistência que lhes resta contra a subjugação a essa mesma ideologia.

No espaço do Carpe Diem o filme será mostrado em conjunto com uma série de peças e objectos construídos para a realização do filme. Durante a exposição serão realizados um conjunto de workshops/terapia em colaboração com Daniel Martins onde são exploradas as temáticas do filme.

WERTHER EFFECT
JOÃO PEDRO VALE E NUNO ALEXANDRE FERREIRA
CARPE DIEM – ARTE E PESQUISA, LISBOA
Inauguração: 9 Março, 16h – 20h



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This