Yooki_Inside

YOOKI

Peças originais e com um estilo próprio

A busca de peças originais e com um estilo próprio é uma tendência que abre portas à criatividade e iniciativa de jovens artistas. Oferecer peças únicas, muito vocacionadas para o gosto pessoal e onde o cliente tem algo a dizer, por exemplo quanto a cores e padrões, será certamente um factor diferenciador de uma marca e cativará muitos daqueles que estão atentos às questões da moda e do estilo.

A ideia de criar sapatos personalizados surgiu em 2008 após a constatação de que não havia nada semelhante no mercado nacional. Inicialmente, as encomendas eram maioritariamente para amigos e conhecidos, e a actividade era um hobby de Margarita Yakimova.

Mas o hobby rapidamente passou a ideia de negócio e actualmente a marca encontra-se em processo de crescimento, segundo a mentora deste projecto que tem como objectivo lançar um produto inovador, em que cada par de sapatos se torne numa peça única, pintada à mão com tinta e marcadores especiais, adaptada ao gosto do cliente, à sua individualidade e personalidade.

Um projecto fundamentalmente vocacionado para o público feminino e que assenta na vertente online, uma vez que todo o processo de promoção e comercialização é feito através do blog e da página do facebook. Através de email os clientes devem indicar as características pretendidas para os sapatos (modelo, cores e temática). A ideia é criar peças únicas, mas existe a possibilidade de refazer modelos (sem que tal resulte em sapatos exactamente iguais).

“Tenho o hábito diário de ler/ver feeds de notícias das minhas fontes seleccionadas de blogues e sites no âmbito de artes e design que me ajudam a enriquecer a minha cultura visual. Inspiro-me muito em artistas como o Simone Legno (tokidoki), Meerkatsu Art … “ diz-nos Margarita.

Margarita é licenciada em Design de Comunicação pela ARCA-EUAC. É designer gráfica, e tem experiência formativa na área do merchandising. Depois de quatro anos de trabalho em Lisboa, a sua base é agora Coimbra.

Margarita Yakimova quer alargar as fontes de distribuição dos seus sapatos e procurará que futuramente estes estejam disponíveis também em lojas, complementando o segmento online. A nível de futuras inovações, a incorporação de outras peças no projecto não está descartada e Margarita até já pensou em personalizar gravatas, meias, óculos e bonés. Mas há mais planos: “Um dia gostava de abrir o meu atelier de design juntamente com um showroom, onde se promoveriam exposições de marcas como a YOOKI”. Enquanto tal não acontece, podemos deliciar-nos com as criações de Margarita e escolher as cores e os modelos que mais nos apaixonam, adquirindo peças que sabemos serem únicas.

Passatempo:

Desafiamos os participantes a enviarem uma frase sobre a “Rua de Baixo” e “Yooki” com as palavras “personalizar” e “sapatos”. Os critérios de selecção são a originalidade da frase enviada e um “like” nas páginas facebook da Rua de Baixo e Yooki.

Prémio: Sapatos personalizados pela Margarita Yakimova

O passatempo termina dia 15 de Dezembro às 00h.

Envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com, com o seguinte subject: “Passatempo RDB/Yooki”. Indica o teu nome e morada bem como o username RDB.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This