26 a 28 de Abril: TEATRO Faz escuro nos olhos | Rogério de Carvalho e Teatro Griot

A nova criação coletiva do Teatro GRIOT tem como encenador Rogério de Carvalho, Professor na Academia Contemporânea do Espectáculo (Porto) e um dos mais respeitados encenadores do espaço luso falante.

O convite surgiu do Teatro GRIOT e assume-se como um desafio, um pôr-se aprova que tem em mente oferecer ao público uma criação com um nível de maturidade artística reivindicativo de um teatro sem cor e sem fronteiras.

Impulsionou-os não o argumento de interpretar um texto extraordinário, mas a enorme vontade de se (ré) descobrirem, reinventarem artisticamente num teatro que rompe o paradigma das personagens tipo.

O encenador e os atores cruzaram textos de diversos autores e daí nasceu este Espectáculo, num processo de montagem assente na interpretação. Conduziram várias leituras, multiplicaram perspetival num entrecruzar de significados para virem agora colocar o público perante a expressão mais primária da humanidade: a violência.

A Griot – Associação Cultural nasceu daí. Criada em Setembro de 2009 a partir do encontro profissional e afectivo de actores de origem africana cujo objectivo principal centra-se na realização artística e cultural nas suas mais variadas manifestações: o teatro, o cinema, a música, as artes plásticas, a dança, a literatura, a Griot – Associação Cultural foi fundada por alguns dos mais destacados actores de origem africana a residir em Portugal, como Miguel Sermão, Ângelo Torres e Daniel Martinho.

Faz escuro nos olhos  coloca no centro o teatro e a sua essência: o exprimir a vida. Conceitos como o de Família, Pátria, Guerra, Velhice, Infância, Pobreza, Dinheiro são transversais neta criação.

Data | 26, 27 e 28 de Abril de 2012

Local | Auditório do Institut Français du Portugal

Hora | 21H

Preço | 12€



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This