A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA-LUÍS

A IMPORTÂNCIA DE SER AGUSTINA BESSA-LUÍS

Entre 7 e 27 de Novembro, Miguel Bonneville ocupa a Rua das Gaivotas 6 com mais uma residência artística que terá a sua apresentação a 28 de Novembro, às 19h. A entrada é livre.

A importância de ser Agustina Bessa-Luís, escritora que lançará em Dezembro o livro inédito “Crónica da Manhã”, insere-se num projecto de espectáculos concebidos em série, partindo da vida e da obra de artistas cuja relevância tenha sido vital no percurso artístico de Miguel  Bonneville. A escolha da passagem de uma escritora (de Beauvoir) para outra (Bessa-Luís) como fonte de inspiração para o trabalho de Miguel Bonneville, é tudo menos inocente e aleatório. Deve-se ao facto não só de ambas escreverem sobre a condição feminina numa cultura severamente patriarcal, mas também pelas suas histórias intemporais nas quais abordam, de formas muito distintas, a busca pragmática de quem somos.

Miguel Bonneville transita de uma visão mais geral sobre a condição do ‘outro’ para uma visão particular, focada na condição social e cultural dos portugueses. Toma, então, como ponto de partida para este projecto a procura das raízes profundas do que é ser português, através das obras de Bessa-Luís, e da caracterização que esta faz de personagens em choque permanente com a sociedade em que vivem.

PRÉMIO EX AEQUO

Miguel Bonneville será um dos homenageados pela Rede Ex Aequo, a 26 de Novembro na Casa Independente, com um prémio ex aequo pela criação de “A Importância de ser Simone de Beauvoir” e pela criação da palestra/performance “Medos e Femismos” em colaboração com Maria Gil.

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS E PORTAS ABERTAS

A importância de ser Agustina Bessa-Luís terá a sua estreia a 8 de Janeiro e ficará em cena até dia 10 do mesmo mês, no Teatro Taborda. Até lá, o espectáculo conta com quatro residências artísticas, seguidas de uma sessão de Portas Abertas na qual é feita uma apresentação dos materiais produzidos durante as residências com a participação da equipa de apoio dramatúrgico. O projecto arrancou a 7 de Setembro com uma residência artística no Alkantara, seguindo depois para a Latoaria e chegando agora à Rua das Gaivotas, 6.

PORTAS ABERTAS #3

Neste “Portas Abertas”, na Rua das Gaivotas 6, serão partilhados alguns dos materiais criados durante a terceira residência. Este será o terceiro espectáculo do projecto A importância de ser – espectáculos concebidos em série, que têm como ponto de partida a vida e a obra de artistas cuja relevância tenha sido vital para o percurso artístico de Miguel Bonneville.

 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This