Exposição “Grifo” na Galeria das Salgadeiras

Exposição “Grifo” na Galeria das Salgadeiras

“Grifo” inaugurou no passado dia 15 de Novembro, no novo espaço na Rua da Atalaia, com obras inéditas de Cláudio Garrudo, Helena Gonçalves, Jaime Vasconcelos, Joanna Latka, Marta Ubach, Pauliana Valente Pimentel e Teresa Gonçalves Lobo, inspirada em“Mensagem” de Fernando Pessoa.

No dia 15 de Novembro, a Galeria das Salgadeiras inaugurou o seu novo espaço na Rua da Atalaia com a exposição “Grifo” inspirada no livro poema “Mensagem” de Fernando Pessoa que a 1 de Dezembro deste ano completa 80 anos da sua publicação, a única em vida deste grande nome da Literatura Portuguesa. À inauguração compareceram mais de 500 pessoas entre artistas, críticos de arte, directores de museus e representantes de fundações institucionais, diplomatas, visitantes habituais da Galeria das Salgadeiras, amigos e demais públicos.

De 15 de Novembro a 24 de Janeiro na Galeria das Salgadeiras, de 3ª a Sábado das 15h às 21h (novo horário), na nova morada Rua da Atalaia nºs 12 a 16. A partir da leitura de “Mensagem” de Fernando Pessoa, obras inéditas dos artistas residentes da Galeria das Salgadeiras que representam as múltiplas interpretações deste livro-poema de Pesssoa. “Aos artistas que participam nesta exposição foi-lhes dada, como não poderia deixar de ser, total liberdade de interpretação e de construção das suas próprias mensagens. Cada um, na sua expressão artística, concentrou a sua alma e pensamento nos aspectos que mais lhe interessavam, sejam estéticos ou políticos. Tal como as leituras da Mensagem, são múltiplas, apresentamos, aqui, as interpretações destes 7 artistas, que não devem ser entendidas como ilustrações, porque estão para além do texto, ainda que criadas a partir dele. Afinal, Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”, como refere Ana Matos, curadora da exposição e directora da Galeria das Salgadeiras, no texto de apresentação da exposição “Grifo”.

No dia 15 de Novembro, foi lançada a publicação homónima “Grifo” por ocasião da exposição inaugural com textos de José Manuel dos Santos, Gonçalo M. Tavares, Ana Matos, entrevista a Ana Matos por Ana Sousa Dias e obras dos 7 artistas. A publicação, à semelhança da “Mensagem” de Fernando Pessoa estará dividida em três partes: Presente, Passado e Futuro, juntando, assim, também parte da história de 11 anos da Galeria das Salgadeiras.

O projecto de arquitectura é assinado por Helena Botelho e Carlos Nuno Fonseca.

Galeria das Salgadeiras
Rua da Atalaia, 12-16 Bairro Alto (ao Camões)
1200-396 Lisboa
Tel: 21 346 08 81
www.salgadeiras.com



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This