forms_header

Anastasiya Komarova

Quando a moda se cruza com a arquitectura.

A ideia de aplicar conceitos arquitectónicos em moda não é nova, mas dificilmente resultam em peças tão originais e com a qualidade dos acessórios da designer russa Anastasiya Komarova.

Nascida em Kaliningrado, na Rússia, a designer de 24 anos estudou arquitectura no Moscou Architectural Institute (MARHI), embora se tenha dedicado quase exclusivamente ao design de moda. Ainda assim, a sua formação, habilidade e mais de quatro anos de experiência em projecto de edifícios residenciais e públicos são totalmente visíveis nas suas criações, nomeadamente no uso da geometria a fim de criar linhas intrigantes e interessantes.

As suas maiores fontes de inspiração são a arquitectura de Anish Kapoor, marcada pelo estudo da interacção entre um objecto e a sua envolvente, e a estética japonesa de Tadao Ando.

Em Fevereiro de 2010, Anastasiya Komarova criou sua marca – FORMS – e apresentou uma série de acessórios alternativos que causaram grande impacto, tendo como grandes apreciadoras nomes como a cantora Róisín Murphy.

Os produtos da marca assumem-se como algo entre o vintage e o futurista e incluem uma vasta gama de modelos, desde clutches de couro até colares e braceletes, todos com um toque arquitectural. O que torna as criações de Anastasiya únicas é a sua capacidade de traduzir a estética arquitectónica para algo realmente usável, simplificando ideias complexas e tendo sempre em conta as texturas e volumes. Os seus acessórios de moda possuem formas pronunciadas e linhas vincadas, apelando ao toque e à experimentação sensorial da estrutura excepcional que os constitui.

Criar um equilíbrio perfeito entre as formas primitivas e uma estética que faz fronteira com a ficção científica foi o mote para a criação da primeira colecção da FORMS, constituída por clutches que apresentam conotações originais e um apelo altamente emocional ao consumidor. Clutches executadas em couro macio de tons terrosos, como barro, marfim e areia e cuja superfície é marcada por formas de pirâmides, escadas e cruzes que muito se assemelham formações exóticas que poderiam ter surgido desde as camadas interiores da terra.

Sobre o seu projecto, Anastasiya afirma que nunca teve como objectivo primordial reflectir nos seus trabalhos qualquer tipo de arquitectura em particular desenvolvido ou criado por ela ou outros arquitectos. A designer assume que está apenas a tentar reflectir algumas ideias fundamentais nas quais a arquitectura se baseia, pois admira a forma lacónica e a estética única de alguns edifícios, e é isso mesmo que Anastasiya se propõe alcançar ao criar os seus acessórios.

No que diz respeito às suas aspirações, Anastasiya revela: ”Eu tento pensar sobre o próprio sentido da proporção e da plasticidade de um determinado objecto e como esse objecto interage com o espaço circundante, e a partir destas premissas crio os meus próprios objectos, que se situam no limite entre a arte e a moda.” Assim, o resultado do seu trabalho surge como um elegante assumir de formas e estruturas baseadas na arquitectura moderna.

Anastasiya Komarova introduziu uma nova forma de trabalhar o couro na produção de cluthes. A forma intrincada e delicada como a designer russa trabalha com o couro demonstra a sua habilidade artística, conseguindo dar o toque perfeito mesmo ao look mais simples. As peças de Komarova destinam-se a quem gosta de vestir roupas simples e clean, mas gosta de dar um toque de sofisticação e excentricidade ao seu outfit com acessórios originais.

As diferentes texturas utilizadas na confecção das clutches são tão bem executadas que parece que o couro foi derretido para ser transformado em cubos, correntes, esferas e cruzes, resultando num acabamento perfeito. As peças de Komarova misturam plissados, cores base, linhas simples e formas tridimensionais precisas, para dar um toque de arquitectura futurista às clutches, peças deliciosas que te fazem querer ter uma!

Os acessórios da marca FORMS podem ser adquiridos na loja online Le Form ou directamente com a designer Anastasiya Komarova.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This