Andanças

A décima edição do Festival Internacional de Danças Populares realiza-se entre 1 e 7 de Agosto em Carvalhais, São Pedro do Sul.

Para muitos já é um ritual. Todos os anos, a pequena povoação de Carvalhais, bem perto de São Pedro do Sul, acolhe um grande número de visitantes, num festival bastante diferente de todos os outros. Embora existam concertos e espectáculos, os verdadeiros motivos de interesse são as pessoas e a sua interacção entre elas e a natureza. A comemorar 10 anos de existência, a edição deste ano decorre entre os dias 1 e 7 de Agosto.

Durante uma semana, todo o espaço do Andanças é uma festa. Ouve-se música de todo o tipo e de todo o mundo. Música diferente. Dança-se com o amigo ou amiga do lado. Fica-se a conhecer a cultura de dezenas de países e são travadas grandes amizades. É a partilha de conhecimento e de sentimentos que faz este festival um evento único em Portugal.

A programação do Andanças não tem momentos mortos. Enquanto o sol está no ar, participa-se nas diversas oficinas de dança, música, artesanato, ou numa das actividades que levam à descoberta da Serra
da Gralheira. Quando a noite cai, os bailes começam a formar-se e são colocadas em prática as técnicas aprendidas durante o dia.

Cada um dos participantes do festival escolhe o seu próprio programa. Por exemplo: de manhã podem aprender a dançar sevilhanas, à tarde podem descobrir algumas técnicas de Meditação ou Origami, acabando depois a noite a dançar música Lituana ou Brasileira (e não é samba).

Existem centenas de actividades a descobrir no Andanças. O objectivo deste artigo não é fazer a listagem de tudo aquilo que podem lá encontrar, essa informação está no site oficial. Queremos apenas alertar todos aqueles que gostam de conhecer novas culturas e pessoas e são um pouco extrovertidos (ou querem combater a timidez), que o Andanças é uma experiência única e que vale a pena a aventura.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This