rdb_bikemovies11_thumb

Convites duplos – BICYCLE FILM FESTIVAL @ Teatro do Bairro

Em que cidade arrancou oficialmente o Bicycle Film Festival deste ano?

CONVITES DUPLOS PARA DUAS SESSÕES DO BICYCLE FILM FESTIVAL NO TEATRO DO BAIRRO



SOBRE O BICYCLE FILM FESTIVAL

O Bicycle Film Festival (BFF) é o maior e mais prestigiado evento global de “bikeculture”, realizando-se em dezenas de metrópoles, em datas sucessivas ao longo do ano. Após o arranque oficial em Junho, em Nova Iorque (Anthology Film Archives), o circuito do Evento – que integra cidades como Tóquio, Paris, Londres (Barbican) e Sidney (Opera House) – fará uma etapa de 3 dias no Teatro do Bairro, em Lisboa! Aguardam-se sessões muito concorridas, com obras de cineastas internacionais inspiradas pela bicicleta e pela sua inigualável capacidade de transportar-nos das mais variadas maneiras.

O BFF assume-se como mostra não competitiva, e aceita candidaturas sem restrições de género ou duração. As obras selecionadas são exibidos no circuito mundial que integra uma programação transdisciplinar, celebrando a bicicleta pelo cinema, música e artes.

Do programa destaca-se o documentário “WITH MY OWN TWO WHEELS”, de Jacob e Isaac Seigel-Boettner, sobre a capacidade que a bicicleta possui para mudar a vida das pessoas, filmado em 4 continentes; “PRO TOWN: GREENVILLE”, de Mark Losey, explorando a cidade que mais talentos tem dado à cena internacional da BMX; e uma curta de Spike Jonze “MARK ON ALLEN”, com o lendário “skater” Mark Gonzales.

Destaque também para a curta nacional “O RISCO”, de José Pedro Lopes, com uma narrativa que abre portas a um novo género cinematográfico, o “cycle-gore”.

A 3ª edição da LX ALLEYCAT será a maior de sempre no nosso país, com um inédito itinerário noturno, e prémios à altura. Esta corrida de ciclorientação urbana inspirada nos “bike messengers”, terá uma duração de cerca de 90 min., e é aberta à participação de todos, mediante inscrição e comparência no Jardim de S. Pedro de Alcântara, no Sábado, 1 de Outubro, pelas 21:00.

As noites serão animadas pelas festas realizadas no Teatro do Bairro: na Sexta-Feira com INTELECTRONIK (a dupla formada pelos DJ’s Pan Sorbe e Señor Pelota), celebrando o 8º aniversário da Massa Crítica em Lisboa, que terá lugar nesse mesmo dia, ao final da tarde. Na noite de Sábado, a festa incluirá competições BIKESPRINTS, em ambiente “open-source”, desafiando-se a comunidade artística e ciclística da capital a participar.

Inspirado pelo espírito BFF, o artista PANTONIO personalizou uma bicicleta GLOBE ROLL, que estará em exposição, e será leiloada para o projeto BENFICA EM BICICLETA, que desenvolve ações de formação e promoção do uso da bicicleta nos bairros da freguesia.

“O público do BFF, o maior Evento global dedicado à celebração da bicicleta, é composto essencialmente por pessoas jovens – mas também menos jovens – que se identificam com cinema independente, arte, música e desporto”, assegura Sandro D. Araújo. Para o produtor do BFF Lisboa, “este festival de cinema e arte, que acontece pela terceiro ano consecutivo em Lisboa, celebra um novo conceito de urbanidade em que a bicicleta tem um papel fundamental. Lisboa tem muitas colinas para vencer, mas a maior parte delas estão nas nossas cabeças”.

Após o sucesso das primeiras edições, a capital portuguesa acolhe de novo o Bicycle Film Festival, entre 30 de Setembro e 2 de Outubro, no Teatro do Bairro. Cada cidade, incluindo Lisboa, apresenta uma programação inédita e única, proporcionando uma oportunidade ímpar de juntar criadores e público de áreas muito diferentes.

Programa detalhado AQUI

UM CONVITE DUPLO PARA A SESSÃO “URBAN BIKE SHORTS” (1 OUT, SÁBADO, 23:00)

Filmes a serem exibidos:

“FABRIC BIKE” – Canadá 2011 | HD 8 min. Realizado por Laura Mensinga & Kirsten White
“BIKE LANE” – EUA 2011 | HD 4 min. Realizado por Casey Neistat
“EMERALD CITY SPIN” – Austrália 2011 | HD 3 min. Realizado por Kristy Lee & Eirlie Chisholm
“DENTON/FORT WORTH”, TX – EUA 2010 | HD 6 min. Realizado por Joe Simon
“MARK ON ALLEN” – EUA 2010 | HD 5 min. Realizado por Spike Jonze
“O RISCO” – Portugal 2010 | HD 3 min. Realizado por Jose Pedro Lopes
“DOS CICLOS” – México 2011 | HD 5 min. Realizado por Dario Lopez Ortega & Rodrigo de la Mora
“LOS ANGELOPES” – EUA 2011 | HD 4 min. Realizado por Richie Thomassen
“GRIME TELEVISION” – EUA 2011 | HD 5 min. Realizado por Mike T. Schmitt
“THE POOL” – Reino Unido 2011 | HD 6 min. Realizado por Hadrien Picard
“FIRE BEARS WORKS” – EUA 2011 | HD 6 min. Realizado por Carlos Charlie Perez
“JAKARTARCK” – Indonésia 2011 | HD 11 min. Realizado por Ari Rusyacdi
“LUCAS BRUNELLE VIDEO 2011” – EUA 2011 | HD 10 min. Realizado por Lucas Brunelle
“WOLPACK MARATHON CRASH RACE 2” – EUA 2011 | HD 10 min. Realizado por Warren Kommers

UM CONVITE DUPLO PARA A SESSÃO “WITH MY OWN TWO WHEELS”, Realizado por Jacob & Isaac Seigel-Boettner (2 OUT, SÁBADO, 16:00)

Um documentário comovente e evocativo tecendo numa única história as experiências de cinco pessoas – um profissional de saúde na Zâmbia, um adolescente na Índia, uma mulher deficiente do Gana, um agricultor do Guatemala, e um adolescente na Califórnia. Este filme mostra como a bicicleta pode mudar o mundo – uma pedalada de cada vez.

Sessões de cinema

Teatro do Bairro – Rua Luz Soriano, 63
Estacionamento gratuito para bicicletas!
Preço dos ingressos
3,5€ (cada sessão) ; 20€ (passe BFF – inclui acesso para todas as sessões de cinema, festas e LX ALLEYCAT; desc. 40% na aquisição de t-shirt oficial!) – disponível AQUI

NOTA: Enviem o vosso nome, nº BI, sessão pretendida e resposta. Os vencedores serão notificados pela RDB. Os bilhetes deverão ser levantados até 30 minutos antes da sessão.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This