rdb_panorama12_th

Convites duplos – Sessão de Abertura do Panorama 2012

Em que ano teve lugar a primeira edição do Panorama?

CONVITES DUPLOS PARA A SESSÃO DE ABERTURA DO PANORAMA 2012, MUSICADA AO VIVO POR NOISERV

“Nazaré, Praia de Pescadores”, de Leitão de Barros (1929, 15′)
“Alfama, a Velha Lisboa”, de João Almeida e Sá (1930, 25’)
“Douro, Faina Fluvial”, de Manoel de Oliveira (1931, 19′)

5 CONVITES DUPLOS, DIA 12 DE ABRIL (SEXTA-FEIRA), 21:00 NO CINEMA SÃO JORGE – LISBOA

Os vencedores têm que levantar os convites até 15 minutos do incio da sessão. Caso contrário perdem o direito aos convites.

Envia NOME, BI e RESPOSTA

SOBRE

O Panorama 2012 abre com uma sessão “histórica” dedicada à Imagem Muda, tema dos Percursos no Documentário Português, recriando o ambiente vivido em Lisboa no V Congresso Internacional da Crítica, em Setembro de 1931.

Com a presença de críticos e personalidades internacionais como Luigi Pirandello, foi há 81 anos atrás que teve lugar a estreia de Douro, Faina Fluvial, de Manoel de Oliveira (1931, 19′), um filme que desempenhou um papel incontornável no lançamento do realizador português para a s luzes da ribalta internacional.

Nesta mesma ocasião foram ainda exibidos Nazaré, Praia de Pescadores (1929, 15′), de Leitão de Barros, e Alfama, a Velha Lisboa (1930, 25’), de João Almeida e Sá, tendo este último recebido um prémio durante esse congresso.

O visionamento simultâneo destes três filmes é uma oportunidade que o Panorama oferece ao público em geral e, em particular, aos estudantes, investigadores e cinéfilos, para constatarem como, em Portugal, foi no Documentário que primeiro se experimentou uma linguagem cinematográfica artística e de vanguarda, em sintonia com o que de mais criativo se fazia por esse mundo fora.

O Panorama 2012 deu carta branca a Noiserv (guitarra, acordeão, megafone e harmónica) para musicar os dois primeiros filmes que serão exibidos nesta sessão – Nazaré, Praia de Pescadores e Alfama, a Velha Lisboa. Douro, Faina Fluvial será exibido com a banda sonora original de Luís de Freitas Branco.

Panorama – Mostra do Documentário Português é uma iniciativa da Apordoc – Associação pelo Documentário e a Videoteca Municipal de Lisboa, e conta com a co-produção do Cinema São Jorge e da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a parceria estratégica da EGEAC.
Crédito da imagem em anexo: Colecção Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema

SPOT PANORAMA 2012

>



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This