Diretor d’A Barraca traz de volta O Incorruptível

“O Incorruptível” de Hélder Costa volta aos palcos portugueses no dia 11 de Fevereiro. Desta vez será a Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, na Ericeira, a acolher este espectáculo. Com Jan Gomes e Jozé Sabugo no elenco, a peça, que será encenada pelo próprio autor, irá percorrer o país em 2012.

“O Incorruptível” é uma corrosiva sátira à corrupção do sistema político. A peça dá-nos a conhecer um personagem único: Anthôunio – um político que quer ser corrupto, mas que ninguém quer corromper. Não olha a meios para atingir os seus fins: Muda de imagem, acaba por ser abandonado pela mulher, vai ao psicanalista, à bruxa, tenta suicidar-se… Não obtém êxito em nenhuma destas tentativas. Sofre o desprezo de familiares, amigos e correligionários: torna-se um incorruptível! Os meandros da política são, deste modo, apresentados de “uma forma exageradamente satirizada”.

Em troca do “teatro da corrupção” ´- que invade o nosso quotidiano através das manchetes dos jornais – Hélder Costa apresenta-nos uma peça que só vem confirmar o seu talento altamente criativo, burlesco e crítico.

Com encenação do próprio Hélder Costa e com interpretação dos atores Jan Gomes e Jozé Sabugo, “O Incorruptível” tem a sua estreia nacional, já no dia 11 de fevereiro. A partir dessa data, a peça irá percorrer o país, tendo sido igualmente convidada a participar em diversos festivais internacionais de teatro, nomeadamente no Brasil e em Cabo Verde.

Com uma longa e premiada carreira no teatro, dentro e fora de Portugal, Hélder Costa idealizou este espectáculo, quer do ponto de vista da linguagem, quer do ponto de vista logístico, para que possa ser apresentado em qualquer sala de espectáculos, em qualquer localidade do país ou fora dele.

Trata-se de facto de um texto transnacional, o que se confirma pelas suas inúmeras representações internacionais – a peça já esteve em cartaz no Brasil, Moçambique, Espanha, Itália, França e Suíça entre outros países – e que poderia perfeitamente ser intitulado: “O Incorruptível – Ou a importância de ser corrupto”.

“O INCORRUPTÍVEL”

Estreia nacional: Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva
Rua Mendes Leal| Ericeira
11 de fevereiro
21h30
Preço dos bilhetes: 7€



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This