DJ Shadow

Hyphy Movement Tour. Dia 14 de Junho no Lux.

Sete anos após a sua primeira passagem por Portugal, no Festival Sudoeste, Josh Davies aka DJ Shadow regressa ao nosso país para uma actuação única no Lux que promete ser histórica. No dia 14 de Junho, o produtor californiano apresenta o “seu” Hyphy Movement, uma versão americana do grime, que se caracteriza por batidas incisivas e sujas a servir de tapete ao discurso rápido e corrosivo dos mc’s. KeaK Da Sneak, Turf Talk e Nump são os “oradores” destacados para esta actuação no Lux.

A carreira de DJ Shadow confunde-se com a história do sampling. Embora com uma vertente claramente ligada ao hip-hop, a sonoridade desenvolvida por Shadow ganhou uma dimensão difícil de situar na “geografia” dos estilos, tornando-o num dos mais virtuosos criadores contemporâneos de música popular.

Shadow é californiano mas foi com “In/Flux” e “Lost and Found”, dois máxis distribuídos pela editora londrina Mo’Wax (mas originalmente lançados pela californiana Solesides), no início dos anos 90, que se tornou verdadeiramente conhecido. Foi a propósito destes discos que pela primeira vez foi usado o termo trip hop, que mais tarde se colou à cena de Bristol e a grupos como Massive Attack e Portishead.

Em 1996 surge no mercado “Endtroducing”, o álbum de estreia de DJ Shadow, que continua a ser hoje uma das obras maiores da história do hip-hop e um manifesto da arte do sampling, estando registado no Guiness por ter sido elaborado exclusivamente com o recurso a samples (sabe-se que usou Giorgio Moroder, The Meters, Meredith Monk, Metallica e Jimmy Smith, só para nomear alguns exemplos).

Paralelamente ao seu trabalho em nome próprio, Shadow tem sido um activista convicto da cena hip-hop da Costa Oeste, dinamizando a Quannum (a nova encarnação da Solesides, extinta em 1999), e colaborando com outros nomes históricos da cena como Backalicious ou Cut Chemist. Recentemente, Shadow apadrinhou também o Hyphy Movement, que servirá de mote para a actuação no Lux ao lado de 3 mc’s de São Francisco.

Esta é uma oportunidade de ouro para se ficar a conhecer os novos caminhos de uma dos nomes mais importantes da música mundial.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This