“Em Cima da Vila” – Manobras no Porto

Em cima da vila é um projecto interdisciplinar que documenta a cultura e sons de uma das mais antigas e emblemáticas ruas do centro histórico do Porto: a Rua Cimo de Vila. Fruto de muitas transformações, a Cimo de Vila é actualmente uma das mais cosmopolitas e multiculturais ruas da cidade Invicta, um exemplo ímpar de convívio de uma multiplicidade usos e costumes.É justamente a riqueza desta realidade que se procura captar neste projecto, utilizando o trabalho de campo efetuado em conjunto com a comunidade local como modus operandi de todo o processo. Ao longo de quase dois meses de trabalho de campo, foi possível registar muitas estórias e testemunhos de comerciantes e residentes na Cimo de Vila.

Entre os dias 28 de Setembro e 2 de Outubro serão publicamente apresentados os resultados deste projecto, que surge integrado no âmbito do programa Manobras no Porto.

Durante estes cinco dias será possível percorrer a Rua Cimo de Vila, Rua do Cativo e Rua Chã explorando as suas diversas paisagens visuais e sonoras. Assim, os visitantes poderão, nos pontos identificados da Rua Cimo de Vila, recolher os auscultadores wireless cedidos pela organização e percorrer estas ruas e ouvir, em diversos pontos, os registos sonoros que resultam do trabalho de campo realizado.

Simultaneamente, serão exibidas doze fotografias de grande formato realizadas com comerciantes e moradores da Cimo de Vila.

Em cima da vila é um projeto concebido e desenvolvido por:

João Lopes Cardoso (Fotógrafo – www.joaolopescardoso.com)
Marta Borges (Designer/Web Designer – www.indigo.com.pt)
Pedro Pestana (Músico/Sound Designer – www.reverbnation.com/trengosoundsystem)
Pedro Quintela (Sociólogo)



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This