ESPAÇO NIMAS recorda filmes raros de LARS VON TRIER este fim-de-semana

Dois filmes realizados por LARS VON TRIER na faculdade, um documentário sobre o realizador dinamarquês e uma adaptação da tragédia de Medeia compõem o cardápio cinematográfico que o Espaço Nimas propõe para o próximo fim-de-semana. Chega assim ao fim o ciclo LARS VON TRIER – PERSONA GRATA, com a oportunidade de ver obras raras do percurso do cineasta e um olhar curioso sobre a sua figura.

6 Agosto – 21h00 

NOCTURNE (1980, 8’- VIDEO, Leg. Ing.)
Sob um olhar experimental, “Nocturne” acompanha uma mulher sensível à luz que é interrompida pelo estilhaçar de um vidro. Um telefonema misterioso e as constantes migrações de um bando de pássaros acentuam a poesia visual da obra, cuja tensão narrativa nos envolve numa perturbação emocional. Realizado durante a passagem de von Trier pela National Film School of Denmark, “Nocturne” distinguiu-se com o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique’ 81.

IMAGES OF A RELIEF (1982, 56’- VIDEO, Leg. Ing.)
 Uma carta de um soldado, um pássaro solitário. Militares nazis e uma tragédia de dimensões gregas moldam a acção deste filme melancólico sobre um oficial alemão que foge do seu internamento, em busca de um amor perdido. As imagens surreais conjugadas a uma cinematografia impressionante garantiram a Von Trier o prémio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique’ 82.

TRANCEFORMER – A Portrait of Lars von Trier
(Stig Björkman, Fredrik von Krusenstjerna – 1997, 52’- VIDEO, Leg. Ing.)
 Um retrato do mais aclamado e controverso cineasta dinamarquês Lars von Trier. Um encontro com a realizador que ultrapassa o universo dos seus filmes e se estende à sua vida pessoal. Stig Björkman segue Von Trier durante um período de duas semanas, filmando-o em casa, no trabalho e nos seus tempos de lazer. O documentário arranca com Von Trier a declarar que “tudo o que se escreve sobre mim é mentira.”

7 Agosto – 21h00

MEDEA (1987, 75’- VIDEO, Leg. Ing.)
Eis a adaptação assombrosa da tragédia de Eurípedes pelo realizador dinamarquês, filmada a partir do argumento do cineasta Carl Th. Dreyer e Preben Thomsen. O filme decorre nos pântanos dinamarqueses onde a água reflecte o céu, aparentando-se a uma piscina de mercúrio. As imagens célebres do drama épico invocam “Otelo” de Orson Welles, com interpretações comoventes de Kirsten Olesen e Udo Kier, nos respectivos papéis de Medea e o seu marido infiel.

Bilhetes: 3 Euros
Medeia Card: Gratuito com direito a bilhete duplo



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This