wetrust-header-rdb

We Trust

Não é a solo... Não é uma banda... É We Trust!

André Tentugal, o músico por trás de We Trust, apresentou-se pela primeira vez em concerto na edição do Milhões de Festa deste ano. Num palco Milhões composto, com um público ansioso por conhecer as outras músicas do álbum, depois de uma óptima recepção do primeiro single «Time». Falámos com o André depois do concerto.

We Trust é inicialmente um projecto de André Tentugal, mas para o formato concerto André prefere apresentá-lo como banda. “Isto é uma espécie de projecto a solo/banda porque fui eu que fiz a composição de tudo, dos arranjos, das músicas, as letras foram escritas em parceria com um amigo meu, mas eu depois quero que as pessoas quando venham ver We Trust, não venham ver um projecto, quero que venham ver uma banda”. E foi isso que vimos no seu primeiro concerto que começou “assim um bocadinho a medo, mas depois a banda começou, já estava tudo a suar e correu, acho que correu super bem”. Um concerto que foi um pouco como tocar em casa e “é bom olhares para a plateia e veres sorrisos de pessoas que te dizem muito, e isso, inspira-te” mas essa situação também aumenta a responsabilidade, “quando tocas para amigos e para pessoas conhecidas é sempre muito mais assustador, porque são muito mais críticos contigo do que pessoas que não te conhecem”.

Para esta transposição de um projecto a solo para um formato banda, André Tentugal contou com amigos que também “são grandes músicos”. E a colaboração destes durante o processo de composição do álbum foi essencial. “Eu já sabia quem iam ser os músicos que iam gravar o disco e possivelmente iriam tocá-lo ao vivo, por isso em reuniões com eles ia-lhes mostrando as músicas, dava-lhes exemplos do som que eu queria, da estética, dos arranjos que queria também, na maneira de tocar. Foi um trabalho muito progressivo, por isso, eles quando chegaram ao estúdio correu tudo super bem.”

O estúdio onde We Trust gravou as suas músicas, foi um daqueles “à moda antiga”. “Aliás, o disco demorou para aí quase três meses a ser gravado, e partes do disco foram gravadas em fita. Foi tudo muito cuidado por parte do produtor Zé Nuno Pimenta que quis mesmo fazer um disco pop mas que fosse um disco que não fosse o pop plástico, a tendência de hoje em dia de gravar discos rápidos. Assim foi mesmo, foi uma oportunidade incrível, claro, que tive.” As músicas essas foram compostas como “um puzzle, eu não me sentava ao piano e fazia uma música numa noite. Eu sentava-me ao piano, fazia e gravava melodias que me ocorriam, pá, seja onde for, no carro, na rua, ou whatever. Havia melodias que eu gravava primeiro sempre no iPhone, depois chegava a casa à noite e gravava essas melodias, deixava aquilo a marinar, passado uns dias pegava nas melodias outra vez. As músicas iam-se construindo um bocado assim como um puzzle, eu também como tinha pouco tempo, não tinha tanto tempo assim para ficar a compor, por isso foi o processo mais eficaz que encontrei e foi assim”.

Sobre o vídeo de «Time», o seu primeiro single, André explica porque delegou a tarefa a outro. “Quis mesmo trocar as tarefas, enquanto que na minha vida real”, ri-se, “costumo ilustrar visualmente músicas de outras pessoas, pá, fazia todo o sentido aqui arranjar alguém para ilustrar uma música que é minha”. E este processo foi bastante tranquilo. “Fui acompanhando sempre o processo do vídeo, e ele também estava aberto a isso”. E o vídeo, segundo ele, ajudou muito à recepção positiva que «Time» está a ter. “Achei que o vídeo ajudou imenso”, mas uma reacção tão boa estava longe das expectativas de André Tentugal. “Por um lado, claro que estava confiante” mas “tem sido uma surpresa gigante, toda a reacção à música, o apoio tem sido incrível!”.

E isso só aumentou a expectativa do público neste primeiro concerto, “as pessoas estavam um bocado, assim, expectantes, não sabiam o que iam encontrar em We Trust, então foi, acho que foi positivo…” Ficamos à espera do próximo single.

Fotografia por Joana Pestana



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This