Fade In Festival

Mais dois nomes confirmados para a 4ª edição do Festival de Música Itinerante de Leiria.

No próximo sábado dia 19 de Junho, pelas 22 horas, a 4ª edição do Fade In Festival, festival de música itinerante de Leiria, acolhe os concertos de Sieben e Hawthorn no auditório velho de orfeão de Leiria.

Sieben é o projecto a solo do violinista, poeta e cantor inglês, Matt Howden, que conta já com 4 álbuns lançados sob este nome, apesar de, para o autor, só os últimos dois contarem porque são inteiramente a solo.

No último álbum, “Sex and Wildflowers” notou-se uma evolução na postura de Matt Howden, que desenvolveu este projecto de forma a poder tocá-lo ao vivo sem qualquer tipo de apoio, usando simplesmente um violino e a sua voz. Ao vivo as suas músicas são criadas através de loops de violino, sobrepostos camada após camada, e sobre os quais depois, Howden sola e canta.

O seu violino é tocado de forma brilhante e virtuosa, tendo mesmo momentos pouco convencionais, sobretudo quando nele faz uso de vários artefactos. Por todas estas razões, Matt Howden afirma ter notado um maior efeito no público durante os seus espectáculos, porque, para ele, a audiência apercebe-se do desenvolvimento das canções, envolvendo-se muito mais.

Para além de fazer música para curtas-metragens, televisão, dança e exposições, Matt Howden edita ainda em nome próprio, sobretudo trabalhos de música neoclássica: “Intimate & Obstinate” em 1999 (Redroom), “Hellfires” em 2000 (Redroom/World Serpent), “Redroom” em 2001 (Redroom/World Serpent) e “Voyager” em 2004 (Amplexus)

Hawthorn é o projecto do mesmo Matt Howden que dá a voz e o violino e Tony Wakeford (voz e guitarra acústica). Os seus primeiros trabalhos em conjunto foram editados como Howden/Wakeford, com os álbuns “Three Nine” de 2000 (Tursa) e “Wormwood” de 2003 (Tursa). Em Leiria apresentarão o primeiro álbum com a designação Hawthorn, “The Murky Brine” (Tursa).

Tony Wakeford é uma reconhecida figura do dark-folk mundial e criador da banda de culto britânica Sol Invictus. Depois de uma passagem pela banda punk Crisis, formou em 1991 os Death In June, donde saiu em 1994.

Assim, o auditório velho de orfeão de Leiria recebe duas importantes figuras da cena musical britânica, para uma noite garantidamente apaixonante.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This