FADO PORTUGAL – 200 ANOS DE FADO. – EDIÇÃO A 5 DE SETEMBRO

A obra FADO PORTUGAL é um conceito especial que integra um livro com a oferta de 50 fados em 2 CD. Uma edição de luxo comemorativa dos 200 anos de fado, traduzida em inglês para que possa ser apreciada por todos os entusiastas deste fascinante estilo musical português espalhados pelo mundo.

Este livro pretende proporcionar uma breve leitura da informação essencial sobre o fado, fazendo uma pequena viagem cronológica pela sua história e seus protagonistas, das origens ao século XXI. É um trabalho que resultou de uma extensa pesquisa pela informação disponível, cruzando vários dados numa perspectiva factual.

Nesta nossa breve história do fado, podemos perceber a sua definição morfológica e expressão musical, as várias teses das origens, do seu aparecimento nos anos 20 do século XIX à sua chegada aos salões aristocráticos, a sua evolução pelo século XX – da chegada aos palcos do mundo e cinema nos anos 30 e 40 e o seu apogeu com a definitiva internacionalização nos anos 50 e 60, tendo já Amália Rodrigues como sua primeira figura. A história continua pelos pouco prolíferos anos 70 e 80, passando pelo novo fado dos anos 90, percorrendo a nova geração de intérpretes que o transportou para o novo milénio.

O livro FADO PORTUGAL inclui ainda um guia com as melhores casas de fado em Portugal e no estrangeiro, locais emblemáticos a visitar, alguns sítios recomendados na internet e sugestões de 10 discos, livros e filmes importantes. Esta obra é acompanhada por fotos exclusivas de Susana Pereira e texto de Samuel Lopes.

Os 2 discos que acompanham este livro fazem uma viagem da tradição para a modernidade, estando o primeiro CD – Fado Tradicional, dedicado à experiência e tradição, contando maioritariamente com gravações dos anos 30 aos 50, de artistas consagrados, onde se podem escutar alguns dos mais belos fados de sempre.

No segundo CD – Fado Contemporâneo participam artistas das gerações dos anos 90 ao século XXI, incluindo alguns dos principais artistas e outros emergentes.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This