Temporada 2011-2012 do São Luiz

A temporada 2011-2012 do São Luiz Teatro Municipal abre, dia 15 de Setembro, com Deste Viver Aqui Neste Palco Escrito, um programa integralmente dedicado a António Lobo Antunes. Logo depois, Ler Dom Quixote e a Companhia Teatral Europeia com Saturday Night.

ANTÓNIO LOBO ANTUNES
DESTE VIVER AQUI NESTE PALCO ESCRITO

Nas palavras de José Luís Ferreira, Director Artístico do São Luiz, “não se lê António Lobo Antunes. Viaja-se por dentro das suas ficções poéticas como quem se deixa transportar por um fio de memória. Vive-se empolgadamente, ou desoladamente, a acção dramática que a cada momento descola do exercício narrativo. Pode parecer mental, mas é visual, teatral, cinematográfico, musical. Por isto e por tudo – porque Lobo Antunes é um dos grandes autores universais e temos o privilégio de o ter connosco na mesma cidade onde vivemos, porque lê-lo é lermo-nos nas nossas vidas das últimas décadas, ou simplesmente porque é um prazer – faz-nos pleno sentido abrir a mãe de todas as temporadas, nesta casa das artes do palco, com um programa dedicado à literatura.”

Num programa de três dias, de 15 a 17 de Setembro, há espaço para o Teatro, para o Cinema e para a Palavra. A abrir, dia 15 de Setembro, Que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar?, um espectáculo de Maria de Medeiros que se desdobra na interpretação das personagens, a partir do romance homónimo do autor.

No programa de António Lobo Antunes – Deste Viver, Aqui Neste Palco Escrito incluem-se ainda a leitura posta em som de Cartas de Guerra, por José Neves, o lançamento de um número, integralmente dedicado ao autor, da revista Facts and Fictions of António Lobo Antunes (uma edição do Centro de Cultura e de Estudos Portugueses da Universidade do Massachussets), a antestreia de A Morte de Carlos Gardel, um filme de Solveig Nordlund, e uma conversa sobre o autor e a obra com a participação de Maria Alzira Seixo (moderação), Eduardo Lourenço e João Lobo Antunes.

LER DOM QUIXOTE

Ler Dom Quixote, a partir de 20 de Setembro, é um projecto que acompanhará esta e as demais temporadas do São Luiz. Um projecto de leitura que juntará, nos mais diversos espaços, uma comunidade de leitores e um dos grandes textos literários de todos os tempos. O comissário, Álvaro Garcia de Zuñiga, promete que este projecto “vai ser divertido. Divertidíssimo, diria! Porque o Quixote é um livro muitíssimo divertido. E diverso. Tanto, que iremos desbravando caminho e temas, sem nos fixarmos numa direcção precisa – como, por acaso, ele mesmo fez ao deixar o seu cavalo, Rocinante, livre de escolher o rumo de suas andanças.”

SATURDAY NIGHT

A Companhia Teatral Europeia apresenta Saturday Night, de 22 a 25 de Setembro, uma criação Vanishing Point com encenação de Matthew Lenton. Esta companhia, que o São Luiz também integra, incorpora a utopia de criar um território de encontro para actores provenientes de diversos países europeus, de gerar com eles objectos teatrais, espectáculos que acrescentam algo de importante à nossa experiência de espectadores e, ao mesmo tempo, afrontam a ideia talvez paradoxal da Europa enquanto lugar comum de diversidade cultural e linguística.

Em Saturday Night o espectador, segundo o encenador Matthew Lentton, olha “(…) através das janelas de uma casa com jardim: quartos, pessoas… O que se passa, o que vemos sem dever, é um mistério que podemos reconstruir. Quem é aquele jovem casal que recentemente se mudou? O que é que ele está a fazer na casa de banho? De quem é aquela estranha presença, lá em cima? Saturday Night fala-nos dos ambientes que construímos para nós próprios e aos quais chamamos casa, dos sonhos que empreendemos, dos segredos que guardamos entre nós”.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This