Festival Internacional de Arte Pública Walk&Talk Azores regressa de 27 de Julho a 12 de Agosto

A associação Anda&Fala – Interpretação Cultural, apresentou ontem em Ponta Delgada a edição de 2012 do Walk&Talk, o festival de arte pública dos Açores que, de 27 de Julho a 12 de Agosto, reúne um cartaz internacional de artistas e a população local para a criação de um verdadeiro museu ao ar livre. O festival mobilizará mais de meia centena de participantes, entre artistas, parceiros e voluntários, além dos muitos turistas que visitam os Açores na época do Verão. Na sua segunda edição o Walk&Talk “salta das paredes” propondo um roteiro de arte pública que integrará intervenções inéditas de artistas como Alexandre Farto (PT), Florentijn Hofman (NL), Mário Belém (PT), Mark Jenkins (US) ou Roadsworth (CA).

Mobilização e contribuição são as palavras de ordem do Walk&Talk Azores, o festival anual que transforma São Miguel num palco privilegiado para a arte contemporânea, onde se cruzam expressões multidisciplinares de dezenas de artistas de todo o mundo na criação de um roteiro de obras inéditas, conceptualizadas na sua relação com os suportes em que se concretizam e com a própria comunidade local.

O festival Walk&Talk pretende glorificar a cultura açoriana e promover a educação artística, exaltando os elementos arquitectónicos e culturais da região, adicionando novos detalhes e pormenores à sua identidade com intervenções artísticas que propõem a reflexão sobre a dicotomia do espaço público, através da criação de um museu ao ar livre, global e democrático, onde todos comunicam e para o qual todos contribuem.

“Este ano vamos saltar das paredes e assumimos o formato de festival de arte pública, porque queremos que o Walk&Talk promova os Açores como um ponto de encontro para as múltiplas expressões artísticas contemporâneas, sejam estas arte urbana, instalação, performance ou quaisquer outras manifestações que decorram no espaço público”, refere Jesse James, Co-Fundador da associação Anda&Fala e do Festival Walk&Talk em conjunto com Diana Sousa. O responsável continua: “outra das novidades da desta edição é a expansão das atividades do festival a outras zonas da ilha de São Miguel e estamos a finalizar o programa que, entre os dias 27 de Julho e 12 de Agosto, oferecerá ao público intervenções artísticas e ao vivo no espaço publico, exposições, workshops, conversas, entre outros encontros temáticos, organizados em parceria com associações culturais e entidades locais que participam activamente no movimento criativo que o Walk&Talk impulsiona”.

O Walk&Talk Azores 2012 conta com o apoio do Governo dos Açores através do mecenato da Direção Regional da Juventude e do patrocínio da Direção Regional do Turismo. Reúne os apoios institucionais das Câmaras Municipais de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, além de inúmeros parceiros públicos e privados, entre os quais empresas e cidadãos da região que oferecem espaços destinados a acolher intervenções artísticas.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This