9ValuesPorto

Football for Friendship 2019: Taça dos nove valores

A seleção brasileira recebeu o troféu deste ano.

No dia 23 de Março, no estádio do Dragão, na cidade do Porto, os Jovens Embaixadores do Programa Social Infantil Internacional da Gazprom – Football for Friendship – entregaram o principal prémio do Programa – a Taça dos Nove Valores – à selecção brasileira de futebol. O troféu simboliza os Nove Valores do Football for Friendship – amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, devoção, vitória, tradições e honra. A Cerimônia teve lugar no âmbito de um jogo particular entre as seleções do Panamá e Brasil.

Chegaram à cerimónia de apresentação os seguintes participantes das épocas anteriores do Football for Friendship : Swan Drame (13 anos, França), Catarina Barata (13 anos, Portugal), Miguel Borges (19 anos, Portugal), Denis Aladev (13 anos, Rússia). Os Jovens Embaixadores contaram ao Secretário-Geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman, e ao Gerente de Desenvolvimento Técnico e Responsabilidade Social da Seleção Brasileira de Futebol, Diogo Netto, sobre a história e o significado deste troféu único.

A seleção brasileira de futebol foi galardoada com a Taça dos Nove Valores, em resultado de uma votação aberta na qual participaram os Jovens de 211 países e regiões do mundo. Os participantes do Football for Friendship reconheceram a seleção brasileira como a mais socialmente responsável das 32 seleções nacionais de futebol, que participaram da Copa do Mundo da FIFA 2018 na Rússia.

A seleção brasileira de futebol é a quinta vencedora deste troféu. Desde 2015, o troféu é foi entregue às equipes de futebol do Barcelona (Espanha), Bayern de Munique (Alemanha), Al Wahda (Síria) e Real Madrid (Espanha).

Este programa é implementado pela Gazprom desde 2013. Os principais valores promovidos pelos participantes no programa são a amizade, a igualdade, a justiça, a saúde, a paz, a devoção, a vitória, as tradições e a honra. Os participantes são jovens jogadores (rapazes e raparigas, incluindo os portadores de deficiência e necessidades especiais) e jovens jornalistas, que cobrem os eventos do Football for Friendship no Centro Internacional de Imprensa Infantil. Os eventos finais do programa Futebol pela Amizade terão lugar em Madrid de 28 de Maio a 02 de Junho de 2019.

“A Taça dos Nove Valores é um troféu completamente novo, genuinamente invulgar, que será apresentado para a adesão aos valores do programa, como a equidade, a dedicação e as tradições. Estes são os marcos que abrangem tanto crianças como adultos em todo o planeta. O Troféu deste ano foi pela primeira vez entregue a uma equipa da América Latina – mais uma prova de que não há fronteiras para o futebol e a amizade”, comentou o secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol, Walter Feldman.

“Estou muito feliz que o programa Football for Friendship me tenha dado a oportunidade de conhecer os membros da equipa nacional e até de lhes apresentar pessoalmente a Taça dos Nove Valores! Acho que não se pode ser uma pessoa de sucesso sem seguir os valores humanos universais. Quanto mais pessoas no mundo falarem, discutirem e chamarem a atenção para elas, melhor será a nossa vida. A Taça dos Nove Valores é um símbolo de amizade, unidade e atitude responsável para com a sociedade em que vivemos e para as crianças de todo o mundo”, diz Catarina Barata, Jovem Participante do Futebol pela Amizade.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This